News
Loading...

400 anos sem William Shakespeare!

Por Andréia Bueno

Há exatos quatro séculos, um dos mais influentes escritores da história, nos deixava. Autor de obras clássicas, Shakespeare começou sua carreira como ator no teatro de Londres, por volta de 1592, e escreveu aquela que seria sua mais conhecida peça teatral, Romeu e Julieta, em 1595.

                Foto: Wikipédia

"Bardo", como ficou conhecido o dramaturgo, também escreveu comédias, como Sonho de uma Noite de Verão, e as famosas tragédias, como Otelo, Rei Lear, O Mercador de Veneza, a amaldiçoada Macbeth e Hamlet, de onde surge sua frase mais conhecida: "ser ou não ser, eis a questão".

Para homenagea-lo,  O King’s College, de Londres, lançou a plataforma Shakespeare 400, um portal no qual apresenta uma série de ações culturais e educacionais inspiradas no bardo coordenadas pela instituição em parceria com várias outras organizações. Estão previstas na capital inglesa exposições, montagens, ciclos de cinema com algumas das suas principais adaptações, seminários sobre o (intenso) contexto histórico em que ele viveu e escreveu. A British Library programou uma exposição que deve ir de abril a setembro recuperando a história de 10 montagens que ampliaram os paradigmas sobre seu trabalho.

As celebrações não englobam exclusivamente Londres, para onde Shakespeare se mudou no início dos anos 1590 e onde viveu a maior parte de sua vida. Stratford-Upon-Avon onde nasceu, também concentra atividades. Há passeio turístico pelos locais associados à vida do poeta (inclusive alguns sobre cuja autenticidade os biógrafos discutem há séculos, como a escola em que teria estudado), mas a cidade também dividirá, com a capital inglesa, a sede do Congresso Mundial de Shakespeare, entre 31 de julho e 6 de agosto, um encontro com seminários críticos, oficinas teatrais, palestras e performances.

  Foto:POOL/AFP Chris Radburn

Em visita pelo Reino Unido, o presidente americano Barak Obama visitou  o Teatro Globe e assistiu a uma apresentação especialmente organizada para ele pela companhia deste teatro circular a céu aberto, às margens do rio Tâmisa,reconstruído em 1996 a imagem do qual queimou em 1613 e no qual foram representadas as obras de Shakespeare durante sua vida.
Share on Google Plus

0 comentários :

Postar um comentário