News
Loading...

Museu da Matemática Prandiano

Por Rafael Caetano

Você já se perguntou o porquê do formato ovo, da carapaça da tartaruga ou da casa do João-de-barro? Saiba que decodificar estas formas permite projetar com inteligência, por exemplo, iogurtes, capacetes, bombons e garrafas de vinho.

Foto: Divulgação

Você sabia que a região da Vila Mariana abriga um Museu dedicado à Matemática? Pois é, a Prandiano desde sua fundação, há cerca de 10 anos, se propõe a apresentar aos visitantes e alunos o lado prático e divertido dessa ciência. O Museu foi fundado pelo professor Aguinaldo Prandini Ricieri, profissional com mais de 34 anos de carreira que leciona no ITA (Instituto Tecnológico da Aeronáutica), presta consultorias e possui livros publicados, incluindo sua autobiografia, “Buraco Analista”. 

CURSO PRANDIANO
  
O Curso Prandiano de Matemática Aplicada é apresentado aos visitantes em uma palestra gratuita, ministrada pelo próprio professor Ricieri, criador do método para que possam conhecer de modo introdutório os conteúdos que serão aprofundados mais à diante. Objetos simples são usados para demonstrar a importância da matemática fora da sala de aula, aplicada ao dia a dia.

Além disso o aluno é convidado a conhecer as técnicas e fórmulas matemáticas como se fossem uma linha do tempo, conhecendo também o contexto em que a descoberta foi feita e sua utilidade ainda nos dias de hoje. O curso abrange de forma aprofundada diversos temas da matemática e a previsão para novas turmas é para abril de 2017, mais informações sobre o curso e visitas agendadas consulte a organização do Museu.

ACERVO
  
O Museu conta com um acervo repleto de peças que contam um pouco sobre a história da matemática e homenageia seus personagens. São expostos jogos desenvolvidos para ensinar de forma lúdica, imagens de personalidades importantes para a matemática, suas assinaturas entre outras homenagens espalhadas pelas dependências do museu, inclusive nos bancos, quadros e túmulos alibi sepulti (sem o corpo). 

A organização do museu ainda pretende organizar Mostras Temáticas para enriquecer o acervo e implementar as visitas monitoradas para que todos possam se surpreender com o quanto podem adquirir novos conhecimentos enquanto se divertem. O Museu abrirá ao grande público no próximo semestre!

FONTE:
  
Local: Prandiano Museu da Matemática
Endereço: Rua Gaspar Lourenço, 64 – Vila Mariana
Telefone: (012) 3931-7281
Facebook: www.facebook.com/Prandiano
Share on Google Plus

0 comentários :

Postar um comentário