News
Loading...

15:30 | Terça-Feira: Trianon

Por Roberto T. Helou

Praça do Trianon, este é o nome mais conhecido do Parque Tenente Siqueira Campos, inaugurado em 3 de abril de 1892. Numa área de 48.600m² ocupada por árvores e pássaros, no meio da Av. Paulista, um local que se transforma radicalmente. Passei por lá e vi algumas pessoas nos bancos, lendo, descansando, cachorros soltos e brincando, duas moças deitadas tomando sol. Como assim? Em plena Av. Paulista com o corre-corre, ônibus, bikes, motoqueiros, horários atrasados e passos apressados, tem gente sentada, brincando com cachorro e pessoas sem fazer nada... tomando sol?

Foto: Divulgação

A imagem se assemelha um daqueles filmes do Wood Allen em Nova Iorque (aliás, quase todos) onde o casal em discussões existenciais não decidem se estão apaixonados ou...

Mas deixa prá lá, meu olhar se volta para a praça, a construção do Trianon, e no alto da avenida o teto do Museu MASP.

Foto: Divulgação

Isso me lembra de outra curiosidade: O terreno havia sido doado à prefeitura por Joaquim Eugênio de Lima, idealizador e construtor da Avenida Paulista, com a condição de que a vista para o centro da cidade fosse preservada, através do vale da Avenida Nove de Julho. A solução para construção do prédio foi concebido pela arquitete Lina Bardi, com as duas grandes colunas laterais e o enorme vão livre. Pronto, está resolvida a questão, e a cidade recebe um dos mais emblemáticos museus. E tudo isso veio ao meu encontro às 15:30 Terça-Feira.
Share on Google Plus

0 comentários :

Postar um comentário