News
Loading...

23º Festival de Cinema de Vitória divulga filmes selecionados

Por Rômulo Benha

Encontro anual do Espírito Santo com o cinema, o Festival de Cinema de Vitória chega a sua 23ª edição no próximo mês de novembro, em Vitória. Este ano, mais uma vez, o número de produções inscritas superou a edição anterior: foram mais 700 filmes produzidos, em sua maioria, entre 2015 e 2016 e vindos de todas as regiões brasileiras. Na extensa programação do Festival, serão exibidas em torno de 100 produções de diversos gêneros e formatos que farão parte de diferentes mostras e concorrerão ao Troféu Vitória em diversas categorias. Entre os selecionados, cerca de 20 produções farão sua estreia em mostras competitivas no 23º Festival de Cinema de Vitória.

Foto: Divulgação

Os filmes escolhidos pela curadoria do Festival estão distribuídos nas seguintes mostras competitivas: 6ª Mostra Competitiva Nacional de Longas, com cinco filmes de longa-metragem nacionais recentemente lançados; 20ª Mostra Competitiva Nacional de Curtas, uma seleção com o melhor da mais recente produção brasileira de curtas; 17º Festivalzinho de Cinema, com filmes para o público infanto-juvenil; 6ª Mostra Quatro Estações, com produções que abordam a temática da diversidade sexual; 5ª Mostra Foco Capixaba, com o melhor do cinema local; 5ª Mostra Corsária, com filmes que apresentam pesquisas de linguagem da estética cinematográfica; 3ª Mostra de Animação, com uma seleção da recente produção brasileira de filmes de animação; e 3ª Mostra Outros Olhares, com sete filmes nacionais que concorrerão ao prêmio de júri popular.

Com caráter não competitivo, a programação dessa maratona de cinema ainda contará com a Mostra 100 Anos do Cinema Brasileiro de Animação e o Viradão Novo Cinema de Horror. A primeira exibirá filmes nacionais de animação consagrados e amplamente premiados em festivais e tem a função de celebrar o centenário da animação brasileira. Já a segunda contará com filmes de longa e curta-duração e levará para a telona o que há de mais recente e inovador nas produções nacionais do gênero “horror” em uma sessão que atravessará uma das madrugadas do Festival.


Além das mostras, outros dois filmes capixabas serão exibidos em caráter não competitivo: o curta-metragem “Eclipse Solar”, de Rodrigo de Oliveira, e o longa “Os Incontestáveis”, de Alexandre Serafini. Este último, fará sua exibição de estréia no Espírito Santo na sessão de encerramento do Festival. A previsão é que as demais atividades da programação do Festival sejam divulgados até meados do próximo outubro.

Uma realização da Galpão Produções e do Instituto Brasil de Cultura e Arte (IBCA), o 23º Festival Cinema de Vitória acontecerá entre os dias 14 e 19 de novembro, em Vitória, e conta com o patrocínio do Ministério da Cultura através da Lei de Incentivo à Cultura, da Petrobras, do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e da Rede Gazeta. O evento ainda conta com a parceria do Governo Estado do Espírito Santo e com o apoio cultural do Instituto Sincades e do Banco do Estado do Espírito Santo (Banestes).
Share on Google Plus

0 comentários :

Postar um comentário