News
Loading...

Brasileiro viaja por 10 países que não existem

Por Fernando Palumbo

O curitibano Guilherme Canaver acaba de lançar seu mais novo livro “Uma  viagem pelos países que não existem”. O nome da obra causa estranhamento, assim como os lugares que o autor visitou: Transnístria, Somalilândia, Abecásia, entre outros destinos desconhecidos para os viajantes.

Foto: Divulgação

Como pode um país não existir? O título na verdade é uma provocação. O não reconhecimento da ONU não impede que esses povos tenham suas moedas e governos próprios, controle de fronteira e instituições formalizadas. Além dos países já citados, o engenheiro florestal e autor de um blog de viagens escreveu sobre sua passagem também pelos “não países” Chipre do Norte, Saara Ocidental, Kosovo, Palestina, Taiwan, Ossétia do Sul e Nagorno-Karabakh. 

São histórias até certo ponto similares, populações que sofreram com guerras, perseguições e muito sofrimento. Porém, atualmente os países visitados passam por situações muito diferentes. Enquanto a Palestina já é reconhecida por 134 estados membros da ONU, o Chipre do Norte recebe apenas o apoio da parceira histórica Turquia.

Foto: Divulgação

Guilherme relata uma breve história, a luta por independência, os conflitos e a relação diplomática de cada país com outras nações ao redor do mundo. Contudo o livro não se limita as questão políticas e o autor também descreve pontos turísticos, cultura, comida e peculiaridades desses lugares.

Além do blog, Guilherme já publicou outros dois livros sobre suas viagens: De Cape Town a Muscat: Uma Aventura pela África e De Istambul a Nova Délhi e Uma Aventura pela Rota da Seda. 


Uma viagem pelos países que não existem
Autor: Guilherme Canaver
Editora Pulp - R$ 49,90
192 páginas
Share on Google Plus

0 comentários :

Postar um comentário