News
Loading...

Dica de Exposição: Graphias – Casa da Gravura

Por colaboradora: Monise Rigamonti

Fundada por Salete Mulin e Mauro Vaz, Graphias – Casa da Gravura é uma casa-ateliê localizada na Vila Mariana, no final da Rua Joaquim Távora. Aparentemente escondida, ao visitarmos o local somos recebidos com muita hospitalidade e bom humor, onde temos contato com as exposições cuidadosamente organizadas com artistas de renome no circuito da arte, especificamente da gravura brasileira.

Foto: Divulgação

A casa é dividida em dois andares, no primeiro andar podemos ter o acesso ao ateliê com as clássicas maquinas de impressão de gravuras e a matrizes de gravuras utilizadas em alguns processos, espaço para cursos, biblioteca e acervo. No segundo andar visitamos as exposições onde encontramos grandes nomes da gravura, em uma das salas é possível contemplar um pequeno jardim e um espaço de calma e tranquilidade em meio ao caos urbano de São Paulo. 

Para os amantes da gravura, uma técnica que existe desde os tempos antigos e muito utilizada para ilustrações, é imprescindível a visita ao ateliê. No local podemos contemplar trabalhos de diferentes técnicas de gravura como a xilogravura – técnica desenvolvida em madeira muito utilizada para as ilustrações da literatura de cordel, gravura em metal – desenvolvida em placas de metal preservando o traçado do desenho havendo uma forte brincadeira entre luz e sombra, litografia – desenho desenvolvido sobre uma pedra onde podem ser exploradas várias texturas, entre outras técnicas que podem ser melhor contempladas no acervo do ateliê.


Exposições 
De 22/10 a 15/12/2016 acontece a terceira edição do projeto "Coletivas do Acervo" na Graphias - Casa da Gravura com trabalhos de Luise Weiss, Salete Mulin, Marco Buti e Emerlindo Jardim.

A exposição apresenta novas obras dos artistas e novos olhares para as diferentes técnicas e linguagens atribuídas a gravura. Proporcionando uma reflexão e um olhar atento para essa vertente das artes plásticas que vem se mantendo e se fazendo viva por séculos. 

"Coletivas do acervo" - Graphias: Casa da Gravura 
Rua Joaquim Távora, 1605 – Vila Mariana (São Paulo – SP) 
Visitação: 25/10 à 15/12/2016  
De terça a sexta das 13 ás 18hrs, sábado das 11hrs as 15hrs
Entrada Gratuita

Fanpage Graphias 

Site do Ateliê: 
Share on Google Plus

0 comentários :

Postar um comentário