News
Loading...

EXPOCATADORES 2016: Intervenções Artísticas promove transformação social de catadores

Evento traz um novo olhar sobre a reciclagem de “resíduos sólidos” e estimula a economia criativa do setor através da arte

Crédito: Divulgação

Intervenções Artísticas Recicladores – Catadores: Visão para o futuro, da Expocatadores 2016, acontece nos dias 17, 18 e 19 de outubro, no Memorial da América Latina, em São Paulo. O evento visa apresentar a arte como instrumento de transformação social e estímulo à economia criativa de recicladores e catadores de materiais recicláveis. 

Através de exposição, oficinas de técnicas artísticas e mostra audiovisual, a atividade pretende estimular novas formas de pensar a reciclagem com experiências inovadoras, incentivando a criação de ações sustentáveis e a preservação do meio ambiente com o reaproveitamento de resíduos sólidos. 

Haverá ainda palestras e debates com a participação do Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis, trazendo diversos temas sobre as necessidades da categoria profissional, experiências de coletas, seleção de descarte correto, inclusão social e valorização dos catadores, além de novas ferramentas e caminhos para o setor. 

A exposição é assinada pelo designer, cenógrafo e artista plástico Nido Campolongo, conhecido por sua pesquisa com materiais recicláveis, transformando resíduos industriais em objetos e mobiliários sofisticados. Nido vai expor obras com design inovador e contemporâneo como o quadro “Ubatuba”, com pintura em foto impressa sobre tela feita de tecido pet, e o “Sofá Ubatuba”, elaborado com o mesmo material. Para o curador as intervenções artísticas estimulam a criatividade no uso dos recicláveis. “Quando você agregar valor estético e beleza, você toca a emoção das pessoas, provocando uma reflexão nelas. Isso ajuda o surgimento de um novo olhar sobre esses materiais e estimula as pessoas a criarem novas possibilidades a partir da reciclagem”, diz o artista. 

Crédito: Divulgação

O artista apresenta também as obras “Luminária Cone” e “Mesa Cone”, construídas a partir de cones de linhas de costura; o “Apanhador de Sonhos” com um cesteiro indígena, composto de fios de papel; o “PUF Sacolinhas” de sacolas de plástico biodegradáveis e o “Banco Vergalhão”, fabricado com ferros de colunas de concreto pós-consumo e madeira residual de demolição. 

Oficinas simultâneas com arte educadores vão acontecer durante os três dias do evento, nas quais os participantes terão contato direto com o processo artístico e a confecção de produtos elaborados com recicláveis. Na oficina “Almofadas Plásticas”, o público aprenderá a fazer almofadas de sacos plásticos com o artista Nido Campolongo. Em “Fauna e Flora”, o artista plástico Carlos Gomes vai ensinar como fazer mini esculturas de garrafas pet e embalagem de salgadinhos. “Vasos da Primavera”, ministrada pela mosaicista Camila Patah, mostrará como criar lindos e delicados mosaicos em vasos de cerâmica. 

A exposição Intervenções Artísticas Recicladores - Catadores visão para o futuro conta com o patrocínio da Braskem, Pepsico e do Instituto Votorantim, empresas que desenvolvem projetos inovadores em reciclagem de resíduos sólidos. 

   Crédito: Divulgação

Os espaços

Auditório da Biblioteca – Abertura, painéis e palestras, programação de audiovisual.
Foyer – Exposição/ Instalação de obras contemplativas.
Área externa –  Oficinas em tendas. 

Oficinas Criativas

1 – “Almofadas de Sacos Plásticos”, com o designer, cenógrafo e artista plástico Nido Campolongo
Duração: 60 minutos 
Horários: 10h - 11h | 11h - 12h | 14h - 15h | 15h - 16h | 16h - 17h | 17h - 18h
Número de participantes: 20 pessoas por turma.

2 – “Fauna e Flora” com o artista plástico do meio ambiente, Carlos Gomes
Descrição: Construção de mini esculturas explorando formas e cores da natureza, utilizando garrafas pet e Bopp (embalagens de salgadinhos) 
Duração: 60 minutos 
Horários: 10h - 11h | 11h - 12h | 14h - 15h | 15h - 16h | 16h - 17h | 17h - 18h
Número de participantes: 20 pessoas por turma.

3 –  “Vasos da Primavera”, com a mosaicista Camila Patah
Descrição: Revestimento em vasos de cerâmica utilizando a tradicional e delicada técnica do mosaico para criar formas e cores. Ao final do processo cada participante levará consigo além de sua produção criativa, terra e semente de flor para plantarem, ressaltando a importância do cuidado com a natureza 
Duração: 60 minutos
Horários: 10h - 11h | 11h - 12h | 14h - 15h | 15h - 16h | 16h - 17h | 17h - 18h
Número de participantes: 20 pessoas por turma

4 – "Florescer da Imagem”, com Karina Lago
Descrição: Transformação e empoderamento pessoal. Toque de beleza, revitalizando e reciclando a auto-imagem de todos os participantes
Duração: 60 minutos
Horários: 10h - 11h | 11h - 12h | 14h - 15h | 15h - 16h | 16h - 17h | 17h - 18h
Número de participantes: 20 pessoas por turma.

Mostra Audiovisual

Dia 17/10
14h - Metodologia de Catador para Catador - relatos de experiência do projeto cata rua
14h30 - Documentário - O Homem do Saco
15h45 - Debate com os realizadores do documentário "O Homem do Saco" com mediação da revista Vai Dá Pé
17h - Gigante do Papelão

Dia 18/10
14h - O Lixão sai, a gente fica
15h - À Margem do lixo

Dia 19/10
10h - Jovens Catadores de História
10h30 - Mottainai
11h - Metodologia de Catador para Catador - relatos de experiência do projeto cata rua
14h - O Lixão sai, a gente fica
14h30 - O Homem do Saco

SERVIÇO 

“Intervenções Artísticas Recicladores – Catadores: Visão para o futuro”
Data: 17, 18 e 19 de outubro (segunda a quarta-feira)
Horário: das 9h às 18h
Local: Memorial da América Latina – Biblioteca e Praça Cívica
Endereço:  Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664 - Barra Funda
Entrada franca
Share on Google Plus

0 comentários :

Postar um comentário