News
Loading...

Exposição no Itaú Cultural homenageia o filme Persona, de Ingmar Bergman

Por Fernando Palumbo

De 15 de outubro a 6 de novembro o Itaú Cultural recebe em São Paulo a exposição "Por Trás da Máscara - 50 Anos de Persona", em homenagem a um dos filmes mais importantes da carreira do cineasta sueco Ingmar Bergman.

Foto: Divulgação

A exposição retrata os bastidores do filme e exibe trechos do roteiro, materiais fotográficos e audiovisuais. Além disso, no dia 20/10, às 19h, o longa será exibido e, logo após, haverá um bate-papo com a diretora da Fundação Bergmancenter, Helen Beltrame-Linné, a cineasta Tata Amaral, o psicanalista Contardo Calligaris, e o jornalista Sergio Rizzo.

Esta é a primeira vez que a exposição é apresentada fora da Suécia. No Brasil é realizada pelo Itaú Cultural em parceria com a Fundação Bergmancenter e com a 40ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo.

Bergman dirigiu 60 filmes e mais de 170 peças de teatro. Seu trabalho influenciou muitos diretores ao longo dos anos, como Woody Allen e David Lynch. Além de “Persona”, o diretor realizou outras obras importantes como “O Sétimo Selo”, “Morangos Silvestres” e “Fanny e Alexandre”.

Foto: Divulgação

Persona - Sinopse
Após um desempenho na peça "Electra", uma famosa atriz, Elisabeth Vogler (LIv Ullmann), pára de falar. Sua psiquiatra, Lakaren (Margaretha Krook), a deixa sob os cuidados de Alma (Bibi Andersson), uma dedicada enfermeira. Como já fazem três meses que Elisabet não profere uma palavra, Lakaren decide que ela deva ser mandada para uma isolada casa de praia, com Alma. Na casa Alma fala pelas duas, pois Elisabet continua muda, comunicando-se apenas com pequenos gestos. Com o convívio Alma fica uma pouco enamorada pela atriz. Num dia conta para Elisabeth sobre uma excitante experiência sexual que teve numa praia, com desconhecidos, e a consequência desagradável disto. Pouco depois de fazer esta confidência ela lê uma carta que Elisabeth tinha escrito, onde fica chocada ao descobrir que a atriz pensa nela como um divertido objeto de estudo.

Serviço
Itaú Cultural
Av. Paulista, 149, Bela Vista - Tel. 2168-1777
Ter. a sex.: 9h às 20h. Sáb. e dom.: 11h às 20h.
Abertura 15/10. Até 6/11.
GRÁTIS
Share on Google Plus

0 comentários :

Postar um comentário