News
Loading...

Livro: Abusado - O Dono do Morro Dona Marta

Por Mellanie Anversa

Abusado, O Dono do Morro Dona Marta. Este é um livro de sucesso no meio jornalístico. Escrito por Caco Barcellos, a história factual é de um dos maiores traficantes do morro Dona Marca, integrante do comando vermelho, Marcinho VP.


O livro expõe a vida do personagem antes mesmo de criar seu nome no morro e na polícia. Caco acompanha Marcinho VP por algumas aventuras a procura de informações para que possa dar vida ao seu livro.

Na trama, nomes são modificados para segurança dos personagens. É fato que isso não impediu de que o CV (comando vermelho) descobrisse que o traficante estava revelando informações impublicáveis para os membros do grupo.

Neste momento coloco em discussão de qual forma a atuação jornalística, por mais que com boas intenções, pode afetar a vida de seus personagens. O livro é alvo de críticas esplêndidas, de apuração e linguagem ricas de detalhes que te fazem viver e sentir a história na pele.

É contada a história de um traficante procurado através de uma exposição de sua própria vida. As condições sociais que ele e todos os personagens envolvidos vivem. Conhecemos a vida de Marcinho além do que vemos em noticiários, descobrimos sua realidade.

Em momento algum o leitor é capaz de ver Marcinho VP como inocente nos crimes que cometeu, mas é compreensível que ele se tornou mais uma vítima do sistema. Passamos a notar que há vidas muito diferentes das nossas e que é preciso refletir sobre o mundo em que vivemos.

É incrível o que o jornalista é capaz de fazer apenas trazendo fatos de uma realidade. No entanto, entramos em questão do papel do jornalismo, que trouxe uma reflexão para muitos que mergulham neste livro, mas que tomou uma vida, justamente para trazer essa reflexão.
Share on Google Plus

0 comentários :

Postar um comentário