News
Loading...

Os cinco melhores filmes nacionais da última década

Confira o TOP 5 preparado pela Rock Culture

Por Larissa Corumba

O cinema brasileiro conquistou grande reconhecimento internacional nos últimos anos. A produção pernambucana Aquarius, lançada nacionalmente no dia 1º de setembro, vem se mostrando como um sucesso de crítica nacional e internacional e também de bilheteria – foram mais de 500 mil espectadores nos quatro primeiros dias de exibição. O menino e o mundo (2013), de Alê Abreu, e Que horas ela volta? (2015), de Anna Muylaert, também foram grandes expoentes do cinema brasileiro em terras estrangeiras. O primeiro concorreu ao Oscar 2016 na categoria de melhor filme de animação e o segundo foi eleito um dos cinco melhores filmes estrangeiros de 2015 pela National Board of Review. Para celebrar a sétima arte nacional, a Rock Culture reuniu os cinco maiores sucessos de bilheteria brasileira dos últimos dez anos. Que filme você acha que ganhou o primeiro lugar?

TOP 5 – De pernas pro ar 2 (1012), de Roberto Santucci, com 4.846.259 espectadores

Foto: Divulgação

Em quinto lugar, com 4,8 milhões de espectadores, está a comédia De pernas pro ar 2 (2012), de Roberto Santucci. A trama, estrelada por Ingrid Guimarães, Maria Paula, Bruno Garcia se desenrola após a empresária Alice (Ingrid Guimarães) sofrer um surto de stress e ser internada em um spa, para se acalmar. Contudo, sem avisar o marido ou o filho, ela foge do estabelecimento para se encontrar com a sócia Marcela (Maria Paula) e lançar uma filial do seu sex-shop em Nova Iorque. O filme foi classificado como fraco pela maioria da crítica especializada e recebeu, em média, duas de cinco estrelas.

TOP 4 – 2 filhos de Francisco (2005), de Breno Silveira, com 5.319.677 espectadores

Foto: Divulgação

A cinebiografia dos sertanejos Zezé Di Camargo & Luciano atraiu mais de 5 milhões de pessoas às salas de cinema em 2005. A história começa nos anos 1970, em Pirenópolis, Goiás. Conta o drama do lavrador Francisco Camargo (Ângelo Antônio) que tem o sonho de transformar dois, dos seus nove filhos, em uma dupla sertaneja de sucesso. O elenco, a trilha sonora e o roteiro foram bastante elogiados e, em 2006, 2 filhos de Francisco venceu quatro prêmios do Grande Prêmio Brasileiro de Cinema nas categorias melhor som, melhor ator, melhor atriz coadjuvante e melhor ator coadjuvante.

TOP 3 – Se eu fosse você 2 (2009), de Daniel Filho, com 6.112.851 espectadores

Foto: Divulgação

Alguns anos após a inversão de papeis ocorrida em Se eu fosse você (2006), Claudio (Tony Ramos) e Helena (Gloria Pires) pensam em se divorciar. Em meio a muitas brigas e a descoberta de que a filha Bia (Isabelle Drummond) está grávida, o casal vivencia uma nova troca de corpos. Apesar de a comédia romântica dirigida por Daniel Filho ter sido considerada pela crítica como “mais do mesmo”, o longa atraiu mais de 6 milhões de espectadores às salas
de cinema em 2009.

TOP 2 – Tropa de Elite 2 (2010), de José Padilha, com 11.146.723 espectadores

Foto: Divulgação

Treze anos após os acontecimentos do primeiro filme, Tropa de elite 2 (2010) retrata a ligação entre a segurança pública e o financiamento de campanha política do Rio de Janeiro, abordando também o amadurecimento do Coronel Nascimento, personagem interpretado por Wagner Moura, que agora, além do trabalho, tem de suprir as demandas do filho adolescente Rafael (Pedro Van-Held). Na época do lançamento, Tropa de elite 2 obteve 11 milhões de espectadores, número de bilheteria que não era alcançado desde Dona Flor e seus dois maridos, em 1976. Tropa de elite 2 foi vencedor de 27 prêmios de cinema nacionais e internacionais.

TOP 1 – Os dez mandamentos (2016), de Alexandre Avancini, com 11.259.128 espectadores

Foto: Divulgação

Produzido pela Record Filmes em parceria com a Paris Filmes, Os dez mandamentos (2016) é o grande líder de bilheteria nacional dos últimos dez anos. Com mais de 11 milhões de espectadores, o longa dirigido por Alexandre Avancini é uma adaptação cinematográfica da novela bíblica homônima veiculada pela Rede Record, em 2015. A história conta como o profeta Moisés (Guilherme Winter) guiou o povo hebreu até a terra prometida. Apesar de ter sido o maior sucesso de público dos últimos tempos, Os dez mandamentos foi um fracasso entre os críticos, que reprovaram tanto a atuação dos atores, quanto o roteiro do filme.

O Top 5 de filmes brasileiros com maior bilheteria conta com duas comédias (De pernas pro ar 2 e Se eu fosse você 2) e três dramas (Tropa de elite 2, Os dez mandamentos e 2 filhos de Francisco). Tropa de elite 2 teve 8 milhões de espectadores a mais do que Tropa de elite (2007); Se eu fosse você 2 teve 3 milhões de espectadores a mais do que Se eu fosse você (2006); e De pernas pro ar 2 teve 1,5 milhão a mais de espectadores do que De pernas pro ar (2010). Apesar de grandes sucessos de bilheteria, nem todos esses filmes agradaram a crítica especializada. Você concorda com esse ranking?
Share on Google Plus

0 comentários :

Postar um comentário