News
Loading...

Roteiraria, uma escola de Roteiro para um novo momento audiovisual brasileiro

Por Douglas Sciarini

Inaugura esta semana na capital mundial da Garota de Ipanema, a Roteiraria

Fruto da parceria entre profissionais gabaritados na indústria audiovisual do Brasil, a escola formará conteudistas para atuarem no novo ciclo de expansão do mercado das telinhas e telonas.


José Carvalho, roteirista e mestre em Literatura, que possui no currículo sucessos como Castelo Rá-Tim-Bum, Xica da Silva e Sai de Baixo, é quem guiará os aspirantes na busca por novas referências e metodologias para elaboração de seus projetos. Entre os parceiros estão também: Eduardo Ribeiro, produtor renomado da televisão, Marcia Braga, produtora cultural e Lili Soárez, sócia da Conspiração Filmes, uma das mais conceituradas produtoras audiovisuais do país. 

Zé, como é conhecido entre os mais íntimos, tem feito um trabalho corpo a corpo com o mercado para ajudar e preparar diretores, produtores e investidores para reconhecerem um bom projeto. Ministra cursos in company, milita e, segundo o próprio, até "catequisa" leitores. Tudo para apresentar técnicas mais elaboradas e desbravar novas oportunidades. Ele garante que, dominando a technê, juntamente com a vastidão dos próprios dramas diários, o novo perfil do roteirista brasileiro se tornará imbatível em narrativas. 

"A Roteiraria é um projeto inovador, resultado de muitos anos de estudo e prática. Baseia-se na teoria dos três campos narrativos de David Bordwell, tem como diferencial uma sólida base acadêmica e técnica que permite ao aluno um importante salto de qualidade para sua inserção no mercado real. A ambição da Roteiraria é contibuir para o crescimento do mercado audiovisual interno, influenciando uma nova geração de roteiristas besileiros", conta Zé.  

Uma das principais iniciativas da escola é fazer uma ponte entre os profissionais e suas criações com o mercado. Entre os parceiros mais renomados está a O2 Filmes, uma das maiores produtoras do Brasil. 

"O mercado americano já faz esse contato desde a universidade, facilitando muito o progresso e o ingresso de novos profissionais e projetos inovadores no mercado, queremos que isso ocorra no Brasil também. Todo mundo ganha, o roteirista, o mercado e o público, que terá uma oferta maior de produtos audiovisuais".

A escola já ministra seus cursos básico, avançado e especializado em São Paulo e avança terreno no caminho da arte audiovisual. A nova unidade Rio será sediada na Gávea, e abrirá as portas a partir do dia 13 de outubro. 

Para mais informações, acesse o site da escola: www.roteiraria.com.br
Share on Google Plus

0 comentários :

Postar um comentário