News
Loading...

American Idiot chega ao Brasil em 2017!

Por colaboradora: Elaine Cristina

American Idiot é o sétimo álbum da banda norte-americana Green Day. Considerado um dos seus melhores álbuns, foi lançado em 21 de Setembro de 2004 pela Warner Bros Records.


Green Day era originalmente uma banda de punk tradicional, mas que buscava outras formas de expressão musical. Um desejo de comunicar-se diretamente com o mundo a sua volta e expressar a insatisfação com a sociedade americana da época.

Foi então que aconteceu o seu encontro musical com o rock. A intenção inicial do CD era uma ópera rock, com posicionamento político e crítica social. Mas suas letras além de poéticas possuíam uma teatralidade que permitiu a Michael Mayer, respeitado diretor da Broadway, a sua adaptação para o teatro musical. American Idiot é o primeiro single do sétimo álbum da banda e trouxe a possibilidade de que o estilo punk fosse levado pela primeira vez aos musicais da Broadway.

Em sua essência, a música trata da alienação da população por parte de grupos políticos conservadores, que por meio das mídias, manipulam as grandes massas. O sucesso da música e do álbum foi tão grande que os fãs do Green Day começaram a se autodenominar 'Idiots'.

Idiots do Grego Idios inicialmente denominava “individual, privado”, que não exerce oficio público, homem comum. Posteriormente passou a indicar “sujeito ignorante, de pouca inteligência e pouca capacidade.

Um alienado gerado pelas grandes mídias, sem visão política?

“Não quero ser um americano idiota, não quero uma nação sob a nova mídia.”, diz a letra da música que deu origem ao nome do álbum.

No musical adaptado por Michael Mayer, o elenco protagoniza o contexto das músicas apresentadas no CD. As canções tratam da oposição à administração de George W. Bush, e também à sociedade americana. American Idiot conta ou mais apropriado dizer canta a história do personagem central chamado Jesus of Suburbia.

O personagem é um anti-herói, um homem comum. Jesus of Suburbia odeia a sua cidade chamada Jingletown e as pessoas próximas a ele, então rompe com o que não o representa e sai da cidade.



Ao longo da história, Jesus of Suburbia se divide em três personagens centrais. Três jovens: Johnny, Will, e Tunny. Johnny e Tunny fogem do sufocante estilo de vida suburbano, enquanto Will fica em casa para consertar seu relacionamento com sua namorada grávida, Heather. Fora de sua cidade Johnny e Tunny desejam rever o significado de suas vidas experimentando a liberdade e a agitação da cidade grande. 

Tunny após ter contato com uma propaganda patriota, junta-se ao exército, e é enviado para a guerra onde fere-se gravemente na perna. Johnny ao sentir-se só e sem propósito de vida, cai nas drogas e passa a confrontar-se com experiências não muito agradáveis. Will deixa-se envolver pelo tédio passando seus dias bebendo em frente à televisão sem perspectiva de futuro, o que o leva a perder a namorada e o filho. A partir deste contexto muitos fatos irão se desenrolar até que estes três jovens venham a encontrar-se novamente.

WAKE ME UP WHEN SEPTEMBER ENDS

Uma das músicas mais famosas da banda. Traz duas interpretações distintas, para uns é a de que a música trata do falecimento do pai de Billie Joe, o vocalista do Green Day que ocorreu em um 1° de setembro, e a outra é a de que é dedicada às vítimas do atentado ocorrido em 11 de setembro de 2001.

A banda Green Day teve a inspiração nos álbuns de The Who e em outras obras do teatro musical como Rocky Horror Show, West Side Story, e Jesus Cristo Superstar.



NO BRASIL

Renata Borges, da Fábula Entretenimento, é a Diretora Executiva desta produção. Adquiriu os direitos autorais e está produzindo o espetáculo com pretensão de estreia para março de 2017 no Rio de Janeiro, sob direção de Mauro Mendonça Filho. O espetáculo conta com a direção musical de Carlos Bauzys. A versão brasileira ficou com Luciano Andrey e Bianca Tadini que, segundo texto publicado recentemente em sua página, compartilha a informação de que viveu em Nova York na época em que tudo ocorreu.


No elenco, temos confirmados até o presente momento os seguintes nomes: Thiago Fragoso, Lua Blanco, Thais Piza, Bruno Sigrist, Nando Brandão, Beto Sargentelli, Julia Guerra, Eric Tanaka, Celo Carvalho, Marcelo Pires Ferrari, Pamella Machado, Yasmin Gomlevsky, Gabriela Toloi e Nathália Borges.
Share on Google Plus

0 comentários :

Postar um comentário