News
Loading...

Música & Negócios

Por colaboradora: Marcela Huertas

A indústria fonográfica viveu momentos difíceis com o fim de algumas gravadoras, a tecnologia modificou um pouco as bases, no entanto, os momentos difíceis também agregam valor, valor este apresentado na forma de novos negócios, onde a criatividade da música é utilizada em outros segmentos.

Foto: Divulgação

Para o vocalista Bruce Dickinson da banda inglesa Iron Maiden “Se você tem consumidores fãs e fiéis, você terá valor”. Segundo ele, não é só na música que você precisa de fãs e completa “o processo criativo de composição de uma música não difere do papel do empreendedor. Acho que o processo para compor uma música é, na verdade, bastante parecido com o que acontece quando você tem uma ideia”. 

Dickinson que além de vocalista é piloto de aviões comerciais há mais de 15 anos e fundador da Cardiff Aviation, com sua experiência como piloto, Dickinson notou que, em algumas épocas do ano, muitas companhias aéreas ficavam com mais de 30% da frota parada, o que tornava o aluguel de aeronaves muito mais em conta. Em conversa com a banda, decidiram alugar um avião e usar essa diferença de preço para fazer uma turnê mais barata que o normal. 

Além da venda de camisetas e produtos licenciados em shows, outra sacada empreendedora e criativa para não perder receita com a crise da indústria fonográfica já que a banda ganhava pouco com downloads e serviços de streaming, os integrantes da banda passaram a pensar em outros produtos que pudessem estar associados à marca. “Pensamos: o que as pessoas fazem quando escutam música? Bebem cerveja!”, assim nasceu a marca Trooper de cerveja própria. Ainda, o músico e empreendedor também investe em startups, Dickinson afirmou em sua Palestra sobre empreendedorismo na feira Campus Party em São Paulo/2014 que uma das coisas que mais o atraem é uma ideia inovadora com boa visão de controle de gastos operacionais. 

Com tanta inspiração de Dickinson, vai uma dica para colocar a mão na massa e empreender na música com consciência e conhecimento, a Musicness é uma Escola de Gestão dos Negócios da Música no Brasil, atuante desde 2012. 

O curso é  composto por 5 módulos que  podem ser tomados separadamente com duração de 3 semanas cada, aos sábados. Os temas de cada módulo são:

MM1 – Fundamentos de Music Business – Pré requisito para qualquer outro módulo

MM2 – Music Business

MM3 – Edição Musical

MM4 – Negociação e Comunicação

MM5 – Marketing e Promoção
Share on Google Plus

0 comentários :

Postar um comentário