News
Loading...

Dica: Isakaya Matsu

Por colaboradora: Luci Cara

Já descrevi em uma postagem o que é um izakaya, mas resumindo é um bar (onde se bebe de preferência sake) com comidinhas. O Izakaya Matsu, em Pinheiros, é uma "filial" da tradicionalíssima matriz, na Liberdade, o Issa, com integrantes da mesma família.

Foto: Divulgação

Desde sua inauguração tem feito um enorme sucesso, e está sempre cheio. No almoço, oferece um menu a preço fixo: R$35,00, com entradinha e sobremesa inclusas, e o menu semanal é divulgado em sua página no Facebook na segunda-feira. Atende especialmente quem trabalha na região. 

Já o jantar, é um capítulo à parte. Permite que um guloso e/ou curioso possa visitar o local inúmeras vezes, sempre experimentando algo novo. Há sugestões diárias, que podem incluir unagui feito ali (enguia, um prato saborosíssimo da culinária japonesa, mas que tem assustado com o preço do produto importado), ou uma tijela de arroz coberta com atum fresco de ótima qualidade (tirashi), ou algo que esteja fresco ou que seja recomendado pelos cozinheiros por ser, simplesmente, muito saboroso.

Sugiro começar a refeição com o trio de otoshi, as entradinhas, que nessa minha última visita poderia ser a escolha entre abobrinha, alga, nabo em conserva, a tradicional mistura de bardana com cenoura, atum, ou manjubinha. 

Em seguida, se o tempo estiver fresco, pode pedir um delicioso caldo. Você poderá escolher o caldo, o tipo de macarrão, e as coberturas, dentre as opções disponíveis. Nós, por exemplo, optamos pelo caldo dashi, feito com peixe seco e alga (que pode incluir também, se o cozinheiro quiser, cogumelo), o macarrão soba (feito com "trigo" sarraceno, uma planta da mesma família do trigo, mas com um sabor característico), e como cobertura camarões tempura, o prato se chama tempura soba. Pedimos com gentileza, e fomos atendidos, para substituir uma das coberturas por tempura de legumes.

 Foto: Divulgação

Há pratos que são famosos, e que muitos fazem questão de provar, como o meio da asa de frango frito com um molho especial e gergelim. Ou o sanduíche de porco com repolho e maionese, katsu sando.

Mas é só perguntar, que todos vão poder lhe fazer sugestões e explicar cada um dos pratos, para que você possa experimentar algo do seu gosto.

Nós adoramos o takoyaki , que são bolinhas de massa do tipo panqueca, e recheadas com verduras, gengibre, pedaços de polvo, e cobertas com um molho agridoce e fatias finíssimas de peixe bonito seco. Adoramos também os oniguiris, que são bolinhos feitos com arroz sem tempero, e no Matsu podem vir recheados de peixe, ou de ameixa ume. Ou a beringela assada com molho de misso. Adoramos o atendimento de todos, a simpatia com que recebem, e a dedicação em preparar sempre a melhor refeição, mais fresca, saborosa, e bonita. 

Não, o Matsu não é um rodízio de sushi e sashimi. É um local de cozinha japonesa autêntica, que pode lhe maravilhar, se você estiver aberto/a à experimentação.
Share on Google Plus

0 comentários :

Postar um comentário