News
Loading...

Exposição: Arte, Ofício/Artifício de German Lorca

Por colaboradora: Monise Rigamonti

Acontece no Sesc Bom Retiro de 28/10/2016 a 26/02/2017 a exposição “German Lorca: Arte Ofício/Artifício” com curadoria de Eder Chiodetto.

Foto: Divulgação

A exposição está dividida em três eixos desenhados em uma espécie de linha do tempo, são eles “Arte” “Ofício” e “Artifício”. No primeiro eixo “Arte” apreciamos a primeira fase do trabalho de German Lorca que se destaca por seu caráter experimental com as fotografias reveladas em preto em branco, tendo como principal influência artística nesta época o grupo Foto Cine Clube Bandeirantes (FCCB), no qual seus trabalhos eram considerados um pouco inovadores. 

No segundo eixo “Ofício”, Lorca inaugura seu estúdio fotográfico onde estabelece um vínculo da fotografia com a publicidade – mercado que crescia nos anos 50, vemos uma evolução do seu trabalho e o aprimoramento das suas técnicas. No terceiro eixo “Artifício”, seu trabalho prossegue com as fotografias em cores exibidos pela primeira vez nesta mostra, mas observamos que a métrica e a minuciosidade do seu trabalho continuam em destaque gerando uma harmonia de composição com as cores, provocando um olhar suave e instigante para as fotografias. 

No início da exposição também contamos com uma sala onde é exibido um pequeno documentário com o German Lorca relatando alguns dos seus principais processos criativos, seus “causos” ao conceber as fotografias, e uma espécie de linha do tempo também utilizada na narrativa da exposição. 

Por se tratar de um dos grandes fotógrafos brasileiros, de alguém que teve influência tanto de movimentos históricos como o surrealismo, abstracionismo e concretismo. Quanto influencias vindas da própria publicidade, esperava ver uma sala maior com uma leitura mais abrangente de seus trabalhos, a sala pequena cria uma espécie de intimidação ao visitante, que sente falta de relacionar seu trabalho com o espaço ao entrono.

Foto: Divulgação

O trabalho do German Lorca precisa de tempo, de espaço e de expansão para serem melhores apreciados e o ambiente pequeno em que foi desenvolvida a exposição concedeu uma espécie de incomodo, de aglutinamento dos trabalhos. Outra coisa que me incomodou na exposição foram as etiquetas catalográficas que estavam a baixo da margem dos olhos e com cores que destoavam da cenografia, recomendo mais cuidado ao expor um trabalho tão bem elaborado e envolvente. 

Serviço: 
Exposição: “Arte, Ofício/Artifício” de German Lorca – Gratuita 
Sesc Bom Retiro – Alameda Nothmann - 185, Bom Retiro – São Paulo (SP)
De 28/10/2016 a 26/02/2017 – terça, quarta, quinta e sexta das 09 ás 21hrs, sábado das 10 ás 21hrs e domingo e feriados das 10 ás 18hrs 
Agendamento de grupos e escolares na Central de Atendimento.
Share on Google Plus

0 comentários :

Postar um comentário