News
Loading...

Exposição na Casa das Rosas sobre a Poesia Concreta no Brasil


Por colaboradora: Débora Blair Marucci

Para fechar o ano (ou iniciar o próximo ano) com um rolê cultural muitíssimo interessante, minha recomendação de hoje é a exposição “As ideias concretas: Poesia 60 anos adiante”, na bela e única Casa das Rosas. A mostra reúne obras de 44 poetas brasileiros do movimento “Poesia Concreta”, incluindo os irmãos Augusto de Campos e Haroldo de Campos – o pioneiro do movimento no Brasil e o antigo dono e morador da Casa das Rosas, respectivamente. Ou seja, não tinha lugar melhor pra sediar a exposição!!!


Mas... Se é sobre poesia, o que há nessa mostra?? Livros? Bem, a poesia concreta é muito mais do que “tradicionais” livros de poesia. Como o próprio nome sugere, o movimento concretista consiste em uma apresentação visual nada abstrata da poesia: ao invés dos versos lineares de um texto estruturado “matematicamente”, ela explora a personificação do conteúdo da obra através de técnicas como “desenhos” utilizando os próprios versos; além disso, usa o espaço dimensional através de pinturas, serigrafias e até mesmo objetos completamente aleatórios para representação da mensagem. Se o modernismo desafiou o convencionalismo na década de 1920, o concretismo chegou nos anos 50 para dar continuidade a essa revolução e provocar ainda mais a sociedade e a crítica.

O movimento surgiu na Europa com as artes plásticas na década de 30 e na música nos anos 40, sendo que no Brasil teve seu início oficial na poesia em 1956 no Museu de Arte Moderna (MAM) na “Exposição Nacional de Arte Concreta”. Tanto nacional quanto internacionalmente, o concretismo estabelece um diálogo singular, visionário e multimidiático entre as diversas faces das artes – literatura, música, pintura, escultura, e assim por diante. 

Essa brilhante exposição acontece até 28/02/17. Os horários da Casa das Rosas são: de terça a domingo, das 10h às 22h; domingos e feriados, das 10h às 18h. Não há informações se fechará nos feriados de Natal e Ano Novo. Endereço: Avenida Paulista, 37 – próximo ao metrô Brigadeiro. 
Share on Google Plus

0 comentários :

Postar um comentário