News
Loading...

Memorial lança Núcleo de Convergência Psicossocial

O Memorial da América Latina inaugura no próximo dia 9 de dezembro o Núcleo de Convergência Psicossocial (NCP), um banco de dados com o registro de projetos e experiências dedicadas a pesquisar o trauma e o sofrimento causados pelas ditaduras na América Latina no século passado. O NCP será coordenado pelo médico e pesquisador chileno Horácio Riquelme, professor na Universidade de Hamburgo, da Alemanha.


Na cerimônia de lançamento, aberta ao público, às 18h na Biblioteca Latino-americana, será exibido o documentário argentino “H.I.J.O.S., el alma em dos”, de Carmen Guarini e Marcelo Céspedes. O filme, de 2002, relata a história do grupo H.I.J.O.S., criado por descendentes de desaparecidos políticos para manter viva a memória e reinventar o legado de seus pais.

Em seguida, o professor Riquelme abordará o tema “Zonas de omisión perceptiva del niño en América Latina”, relatando a reação de crianças em ambiente de violência, como nas famílias perseguidas pelas ditaduras militares. Para encerrar, será realizada uma mesa redonda com o professor Riquelme, o presidente em exercício do Memorial, Irineu Ferraz, e o advogado José Carlos Dias, também ex-ministro da Justiça na gestão FHC e coordenador da Comissão Nacional da Verdade.

Todas as informações do NCP poderão ser acessadas por um link hospedado no site Memorial. O objetivo é que esse banco de dados seja retroalimentado, criando uma plataforma virtual de interação com o público.

Serviço
Data: 9 de dezembro (quinta-feira)
Horário: 18h
Local: Biblioteca Latino-americana – Memorial da América Latina
Acesso: Portões 2 e 5
Acesso ao NCP:
Entrada livre
Share on Google Plus

0 comentários :

Postar um comentário