News
Loading...

ARCO Madrid 2017

Por colaboradora: Monise Rigamonti

A feira ARCO é uma das maiores e mais tradicionais feiras de arte internacionais, neste ano ela acontece de 22 a 26 de fevereiro em Madrid, na Espanha. A feira chega a sua 36.a edição e tem como país convidado e em destaque a Argentina.

Foto: Divulgação

Os trabalhos selecionados para esta edição abrangem a vanguarda histórica, arte clássica e arte contemporânea. O evento conta com a participação de galerias de mais 27 países; sendo 164 dessas galerias incluídas no Programa Geral, e outras 42 galerias que participam de outros programas de curadoria, que incluem exibição de pinturas, escultura, instalações, fotografia, vídeo, nova mídia, desenho e gravura.

Neste contexto destacamos a presença de 13 galerias brasileiras que participam de 3 programas em específicos: o Programa Geral que é organizado pela Comissão Organizadora do ARCO Madrid 2017, dos quais 19 são propostas dedicado a um ou dois artistas (Solo/Duo), participam as galerias: Anita Schwartz Galeria De Arte (Rio de Janeiro), Baró Galeria (São Paulo), Casa Triângulo (São Paulo), Dan Galeria (São Paulo), Jaqueline Martins Galeria (São Paulo), Galeria Leme (São Paulo), Luciana Brito Galeria (São Paulo), Galeria Marilia Razuk (São Paulo), Galeria Mendes Wood DM (São Paulo), Raquel Arnaud (São Paulo), Galeria Vermelho (São Paulo). 

No Programa Opening que tem como principal objetivo difundir galerias e artistas que estão a menos de 7 anos no mercado, estes profissionais ganham destaque pela sua presença inovadora. Entre eles a se encontra a Galeria Cavalo (Rio de Janeiro) com forte presença nesta categoria. 

Para o Programa Diálogos, onde contamos com a curadoria de María de Corral, Lorena Martínez e Catalina Lozano, a proposta é que os stands gerem novos conteúdos e apresentações dos trabalhos dos artistas com profundidade, proporcionando uma nova leitura para a arte, contamos com a presença da Galeria Nara Roesler (São Paulo) nesta representação.

Foto: Divulgação

Outro evento que terá uma grande importância na feira ARCO Madrid 2017 é o “Encuentro Profesionales” que tem o objetivo de promover trocas e aprendizados entre os representantes de museus, curadores e outros profissionais da área. Acontecerá o VI Encuentro de Museos de Europa e Iberoamérica (6.o Encontro de Museus da Europa e da América-Latina), dirigido por João Fernandes, contando com a presença de mais de 60 diretores e representantes de museus de todo o mundo, para acontecimento do seminário também será proporcionada a assistência dos diretores de museus e centros espanhóis através da ADACE. 

Mais um ponto forte que temos na ARCO Madrid 2017 são as premiações, vale destacar alguns desses prêmios que contemplam obras, artistas, projetos e outros, dentre eles podemos encontrar: o V Prêmio Audemars Piguet a La Producción, prêmio voltado para a contemplação de uma obra de arte, a obra contemplada foi a obra “All Tangled Up in a Fading Star” da García Galería (Madrid) que será exposta na Sala Vip no espaço Audemars Piguet. Já o Prêmio Beep De Arte Eletrônica, que neste ano comemora sua 12.a edição, visa promover a investigação, a produção e a exposição de arte ligadas a novas tecnologias (artemídia), em que será concedido um prêmio de 15.000 euros, o objetivo do prêmio é promover a criação e incentivar a comunicação entre os fabricantes e artistas/criadores dessas mídias.

Foto: Divulgação

Serviço:  
ARCO Madrid 2017
Do dia 22 ao dia 26/02/2017 
Visitação: sexta, sábado e domingo das 12 às 20hrs 
Valor da entrada: Sexta (24/02) e sábado (25/02): R$ 40 euros; Domingo (26/02) R$ 30 euros
Maiores informações pelo site: 
Share on Google Plus

0 comentários :

Postar um comentário