News
Loading...

12 curiosidades incríveis sobre o Castelo Rá-Tim-Bum

Por Leina Mara

Considerado um dos melhores produtos audiovisuais da história da televisão brasileira, o Castelo Rá-Tim-Bum foi um programa infanto-juvenil e educativo transmitido pela TV Cultura entre os anos de 1994 e 1997.

Reprodução / Internet

O programa conta a história de Antonino Stradivarius, ou Nino, um garoto de 3.000 anos de idade que mora com seus tios, Victor e a bruxa Morgana, em um castelo perto da cidade de São Paulo. Sem nunca ter ido à escola, a vida de Nino muda quando conhece Biba, Pedro e Zequinha, e junto a seus novos amigos vive divertidas aventuras. 

Para matar a saudade dos fãs, o Memorial da América Latina reproduzirá uma réplica do Castelo com abertura para o público a partir do dia 31 de março. E nós, do Acesso Cultural, separamos para vocês 12 curiosidade sobre a magia do Castelo Rá-Tim-Bum. Vem conferir! 

1. O Castelo Rá-Tim-Bum contou ao todo com 90 episódios e um especial de natal.

2. A abertura do programa, que mostra o castelo sendo construído magicamente em torno de uma árvore, foi gravado de trás para frente com o auxílio de uma maquete. 

3. A escola de samba Unidos de Vila Isabel, de São Paulo, cedeu o isopor para fazer as paredes pedregosas da oficina do Tio Victor.

Reprodução / Internet

4. Inicialmente, a ideia era que a personagem Caipora fosse um Curupira, mas seria muito difícil usar os pés invertidos em cena.

5. A dupla Tíbio e Perônio foi inspirada em duas duplas: Dupond e Dupont, de "As Aventuras de Tintim", e O Gordo e o Magro. 

6. Antes de falecer, Wagner Bello ainda faria uma última participação como Etevaldo no programa. Para suprir a ausência do ator, sua amiga Siomara Schroeder foi chamada para interpretar Etcétera, irmã do alienígena. No episódio em que a nova personagem apareceu, o programa homenageou Bello dizendo que Etevaldo estaria brincando com as estrelas. 

Reprodução / Internet

7. O visual de Pedro foi inspirado em John, personagem da história de Peter Pan.

8. Cinthya Rachel estava na lanchonete da TV Cultura quando foi convidada pelo diretor Cao Hamburguer para interpretar Biba.

9. Foram usados 800 figurinos diferentes ao longo de todo o programa. 

10. Os traços do relógio falante que ficava na entrada do castelo foram inspirados no apresentador Chacrinha. Desde a cartola, até seus óculos e gravata.

 Reprodução / Internet

11. O programa teve média de 12 pontos, a maior audiência de qualquer programa educativo da TV Cultura.

12. Quando souberam que o programa ia acabar, algumas crianças chegaram a mandar cartas com dinheiro para que os atores não parassem de gravar.  


Serviço:
Exposição: Rá-Tim-Bum, o Castelo
Onde: Memorial da América Latina - Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664 - Barra Funda, São Paulo - SP - Próximo ao Terminal Barra Funda
Abertura para o público: Terça-feira a domingo, das 9h às 22h
Ingressos: R$ 20 e R$ 10 (meia entrada)
Bilheterias: Espaço Gabo e www.ratimbumocastelo.com.br
Abertura: 31 de março às 9h
Estacionamento: portões 4, 8 e 15

Recomenda-se transporte público até o Terminal Barra Funda
Share on Google Plus

0 comentários :

Postar um comentário