News
Loading...

Happy B-Day Mariah Carey: 5 motivos que a tornam uma das maiores artistas de todos os tempos

Por Erlanio Lima

Nascida em 27 de março de 1970, em Huntington, Nova York nos Estados Unidos, Mariah Angela Carey é uma das maiores cantoras e compositoras de todos os tempos, com uma carreira consagrada e consolidada, dona de uma das maiores técnicas vocais, milhões de discos vendidos, dona da Billboard, hits inesquecíveis, etc. 


Reprodução / Internet

Poderia ficar aqui listando os diversos adjetivos que definem essa grandiosa artista e mulher. Hoje a dona do hit "Vision Of Love" e "Hero", está soprando velinha e completando 47 anos e mais de 25 anos de carreira, em sua homenagem resolvemos listar os 5 motivos que a tornam uma das maiores artistas de todos os tempos. Sabemos que só cinco não são o suficientes para defini-lá em seu total como artista, mas aqui vai alguns:

1º - Rainha da Técnica Vocal

Mariah é uma mestra de melismas complexas, possui a técnica de canto único que se estende uma palavra ou sílaba com uma infinidade de notas diferentes de várias oitavas. Considerada uma das cantoras mais qualificadas tecnicamente de sua geração, ostentando transições hábeis de oitava para oitava no espaço de uma palavra. O seu alcance vocal é de 5,2 oitavas, sua maior nota vocal se encontra na música "Lead The Way", presente no álbum Glitter, atingindo a marca de 20 segundos. Não sendo o bastante, sua marca registrada é o apito registo, sempre presente em suas canções, o alto registo de Carey é profundo e a cantora consegue enunciar claramente no registo apito. Sua voz não é mais a mesma, se tornou mais grave, seu registo inferior quando não descansado, sai como tensas e de couro, mas ainda permanece emotivo e profundo, não abusa mais tanto de sua voz, agora ela é mais discreta, porém continua sendo referência e influência para diversos artistas dessa geração.



2º - Rainha da Billboard

Só em seu debut álbum, o homônimo "Mariah Carey", a cantora emplacou 4 canções no topo do chart "Billboard Hot 100" e, assim sucessivamente em seus outros discos, até alcançar a marca de 18 números #1 numa das maiores paradas musicais no mundo. Carey ainda possui um recorde não igualado com a canção "One Sweet Day", em parceria com o grupo Boyz II Men, de dezesseis semanas consecutivas e imbatíveis no topo da parada. A última canção a pegar primeiro lugar foi "Touch My Body", do álbum E=MC2.



3º - Rainha das baladas românticas

Mariah além de ser uma maravilhosa cantora, também é compositora de suas canções, usando de uma visceralidade sem igual foi um diferencial para a época que explodiu no cenário musical, uma das maiores parcerias em sua carreira foi com o também compositor e produtor "Walter Afanasieff", uma colaboração que os fãs sonham que se repita até os dias atuais. As canções pós-términos de relacionamentos sempre são emocionantes e profundas, como os casos de "Butterfly" e "Petals", essa última presente em seu álbum "Rainbow", é uma das composições mais elogiadas pelos fãs da cantora, onde ela canta majestosamente sobre a sua relação com o ex-marido e patrão Tommy Mottola, diretor da Columbia Records. 

Os álbuns Music Box que conta com a faixa "Hero", uma das canções mais inspiradoras de sua carreira e o álbum "Daydream", um dos mais aclamados pela crítica, onde Carey começou a usar o estilo R&B, e ser a artista pioneira em incluir rappers em canções de música pop, exemplo que é seguido até os dias atuais graças a Mariah, o álbum vendeu milhões e poderia ter rendido diversos Grammy's a cantora, o álbum foi indicado em 6 categorias, incluindo a "Álbum do Ano", só que visivelmente o álbum foi boicotado. Depois de ter dado uma decaída em sua carreira após os álbuns Glitter e Charmbracelet, a cantora retorna com tudo em seu álbum lançado em 2005, o "The Emancipation Of Mimi", onde explodiu nas rádios e nas paradas musicais com a canção "We Belong Together", sendo a música mais famosa nos Estados Unidos na década 2000 e recebeu o prêmio de "Song Of The Decade" pela Billboard. 



4º - Rainha do Natal

Dona e proprietária na empresa Natal, quem é o Papai Noel perto de Mariah Carey? Pois bem, em 1 de novembro de 1994, Carey lançava o seu primeiro álbum natalino "Merry Christmas", junto com seu primeiro single "All I Want For Christmas Is You", o disco se tornou o álbum natalino mais vendido de todos os tempos de uma artista feminina, com cerca de 16 milhões de cópias vendidas mundialmente. O single se tornou um dos mais aclamados pela crítica e vendidos mundialmente até os dias de hoje, se tornando a única canção que mesmo após 22 anos de seu lançamento, sempre retorna para as paradas musicais na época natalina. Mariah também aproveita essa época para fazer mini-residências de shows natalinos, atualmente se arriscou na profissão de diretora e dirigiu o filme "A Christmas Melody", lançado em 2015. Agora em 2017, Mariah irá lançar uma animação natalina produzida pela Universal Pictures, que terá o mesmo nome de sua canção "All I Want For Christmas Is You", ainda sem data de lançamento mas provavelmente na época natalina, já possui trailer de divulgação. Confira.



5º - Rainha dos Shades

Como uma boa ariana, Mariah é o tipo de pessoa que não leva desaforo pra casa, ela não provoca ninguém, porém, sabe responder como ninguém quando tentam caçoar, intimidar ou apenas criticar de forma negativa a sua pessoa. Com bordões aclamados até hoje, o famoso "I don't know her", dirigido a cantora Jennifer Lopez é um meme atemporal, tudo porque uma repórter perguntou a Mariah se conhecia a Jennifer, porém a resposta foi levada para o outro lado. A cantora já explicou que ela não falou no sentido de não conhecer nada sobre a Lopez, mas sim, sobre nunca terem se cruzado para conversar. 

Porém, Mariah gostou do furdunço e usa essa frase até hoje, a última da vez foi Demi Lovato, que chamou a Mariah de arrogante e levou um belo "I don't know her", seguido de um conselho, que para ela julgar Mariah deveria conhecê-la pessoalmente e dizer o que pensa sobre ela na sua frente, (essa doeu, hein Demi?). Outras confusões de Mariah envolvem o nome de Madonna, que já rolaram alfinetadas entre as duas durante longos anos, outra confusão que é lembrada até os dias atuais foi com a rapper Nicki Minaj, ambas trabalharam juntas como juradas no programa "American Idol", rolaram diversas discussões entre as duas, dentro e fora do programa. Mariah já revelou que não gosta dessa época, pois essa briga foi forçada para render audiência pro programa e a cantora nunca gostou disso.



Share on Google Plus

0 comentários :

Postar um comentário