News
Loading...

O que há de tão secreto no Jardim Secreto?

Por colaboradora Monise Rigamonti

Falaremos sobre o livro chamado Jardim Secreto, publicado originalmente em 1911 pela escritora inglesa Frances Hodgson Burnett, é um clássico da literatura infanto-juvenil, um livro que com certeza também serve para adultos. Em 1993 foi lançada a primeira versão do filme, Jardim Secreto, em animação.  

Mary & Dickson

A história se passa em torno de alguns personagens como Mary Lennox (também apelidada como “Dona Mary, toda ao contrário”), a governanta a Senhora Medlock, Colin Craven que é primo de Mary e um dos personagens mais complexos do livro, o Senhor Archibald Craven (tio de Mary e pai de Colin), a falecida mãe de Colin, o rude jardineiro Ben Weatherstaff, um lindo e exibido pintarroxo de corpo vermelho, a empregada da casa e companheira de Mary chamada Martha, Dickson que é um encantador de animais e irmão de Martha, Susan Sowerby - mãe de Martha e Dickson e grande conselheira, também estão envolvidos um médico o Dr. Craven que é parente distante da família e sonha em herdar a herança acumulada. 

O cenário do começo da história se passa na Índia, onde os pais de Mary Lennox falecem e ela é encontrada por policiais ingleses completamente sozinha. No início do enredo Mary era uma criança extremamente mimada e rabugenta, pois fora criada longe da mãe (que não queria saber da existência da criança) e o pai vivia em viagens, logo seus criados indianos faziam tudo o que ela queria e ordenava. Quando chega na Inglaterra fica hospedada em um orfanato onde recebe o apelido de “Dona Mary, toda ao contrário”, depois prossegue viagem para a casa do seu tio, a Mansão Misselthwaite, onde passa pelo pântano a noite e tem uma visão completamente assustadora da sua nova vida. 

Divulgação

Porém ao chegar na casa do seu tio o Senhor Craven, sua realidade começa a mudar, a governanta da casa designa Martha para cuidar da menina, que diferente das suas demais empregadas na Índia não faziam o que ela queria, ao contrário, provocava e ensinava ela a se trocar sozinha, e contava as histórias de seu irmão Dickson e incentivando ela a sair e explorar as coisas simples da vida como a natureza, a paisagem do pântano e os animais.

Em uma dessas voltas ela encontra o jardineiro Ben Weatherstaff do qual apesar de ambos serem rabugentos começam uma pequena amizade, através dele também conhece e faz amizade com um lindo passarinho pintarroxo de peito vermelho, que encanta completamente a menina, a partir de então as transformações começam a acontecer com a garota e com a casa. Através do seu novo amigo pintarroxo Mary descobre um Jardim Secreto na casa, fascinando completamente a menina, que se questiona: “por que o Jardim é secreto? Por que está a tanto tempo fechado? Que segredos se esconderiam ali? Como ela faria para entrar no jardim? ”.Conforme eles vão reativando o jardim, novos segredos vão sendo descobertos. 

Pintaroxxo - Divulgação

Mary conhece seu primo Colin em uma noite aventurando-se pela casa, pois havia durante algumas noites ouvido um choro e estava curiosa que era queria saber de onde vinha, como ninguém havia lhe dito e ela não era uma criança muito acostumada as regras, ela mesma resolve encontrar a resposta. Quando conhece Colin ele é um menino doente e de cama, além de ser completamente mimado e mais rabugento do que a própria Mary quando chegou na casa, porém por algum motivo ela conquista a confiança dele e passam a desenvolver uma sincera amizade, sendo ela a única da casa a contrariá-lo e lhe dizer algumas boas verdades, fazendo o menino acreditar que não morreria como o médico – o Dr Craven e todos ao seu redor lhe diziam, e que se ele quisesse sim poderia viver para “sempre, sempre e sempre”. 

Mary descobre o Jardim

A partir disso, começam as aventuras dessas crianças para reerguerem o jardim que a princípio seria um segredo de Mary, Dickson e Colin. Uma linda história de magia e de transformação acontece com esses pequenos seres e com as pessoas ao seu redor, com a rotina da casa e com os personagens secundários. Quais seriam essas transformações? Bem, leia o livro e descubra por si. 

De uma forma geral, o livro fala sobre recomeços e sobre novas possibilidades que podemos dar a nossas próprias vidas de forma positiva, firme, com dedicação e um pouco de disciplina. Também fala do quanto é importante mantermos uma leveza em viver, em saber apreciar as pequenas coisas da vida como um lindo amanhecer, apreciar a natureza e também os animais. 

Link para download do livro: aqui
Share on Google Plus

0 comentários :

Postar um comentário