News
Loading...

Trilogia: Deuses de Dois Mundos

Por colaborador: Jurandir Vicari

Parece que o mundo está divido. E isso me dá medo. Tenho medo do preconceito, mas creio que o preconceito seja gerado do medo.

Foto: Divulgação

Estou cansado de um mundo preto e branco, Pretralha x Coxinhas, Corinthians vs Palmeiras e agora até Batman x Superman... Me peguei a refletir que o problema não seja os outros e sim nós mesmos. Estamos perdendo a empatia com o ser humano ao lado, não sabemos respeitar as diferenças, então comecei a ler a trilogia: Deuses de Dois Mundos, de PJ Pereira da editora Da Boa Prosa, para entender a Mitologia Africana e não repetir o jargão: Chuta que é macumba! E poder respeitar as pessoas que professem uma fé diferente da minha.

Para a minha total surpresa, descobri que desconhecia totalmente muita coisa sobre a África e muito mais sobre os Orixás. 

Comecei com O LIVRO DO SILÊNCIO, passei pelo Livro DA TRAIÇÃO e finalmente cheguei ao último livro: LIVRO DA MORTE e ao longo dos três livros fui encantado pela escrita moderna e fluída do autor: PJ Pereira. Autor esse, que é o único brasileiro a figurar no ranking da revista VEJA, na categoria ficção. Além de ser um publicitário com agência em São Francisco (California, EUA) e com escritórios em São Paulo, Rio de Janeiro e Nova York. Ele premiado com quatro Grand Prix, do famoso festival de Cannes e com um Emmy na categoria Innovation in Storytelling. 

E os livros são  Muito bons! Eu recomendo, como eu era totalmente leigo sobre o assunto nos primeiros capítulos fiquei confuso com nomes tão diferentes do que usamos no dia-a-dia, mas com a narrativa moderna e personagens ricas, logo fui fisgado. 

O enredo: A estória se passa sobre 2 pontos de vistas diferentes. A primeira: Na África ancestral, Orunmilá, o maior adivinho de todos os tempos, não entende por que seus instrumentos se calaram. Já nos dias atuais, um jovem jornalista se aventura pelas ruas de São Paulo, tentando fugir de uma missão que não deveria ser sua. Nesse terceirp livro nos despedimos de New, mas não sem antes passar por uma orgia gastrônomica, e até a literal mesmo. Vou sentir saudades! Me impressionou o Brasil ter tantos negros e desprezarmos tanto essa cultura. Será medo de macumba?

Acho que vamos ouvir falar bastante ainda do autor e seus livros, uma vez que os direitos autorias já foram vendidos para o cinema, HQs e TV. Sem falar que o autor estará lançando seu quarto livro, livro esse que se passa antes da trilogia e conta a vida de Pilar, personagem muito relevante para a saga, nas datas:

São Paulo - 2 de abril (domingo), na Livraria Cultura da Av. Paulista, de 15-18h 

Rio de Janeiro - 4 de abril (terça), na Livraria Saraiva do Shopping Rio Sul, de 19-21h

Brasília - 6 de abril (quinta), na Livraria Saraiva do Conjunto Nacional, de 19-21h 

Salvador - 8 de abril (sábado), na Livraria Saraiva do Shopping da Bahia, de 15-19h

   
Axé pra quem é de Axé! Shalow! Namastê e que Deus nos abençoe a todos!!!
Share on Google Plus

0 comentários :

Postar um comentário