News
Loading...

10 curiosidades sobre Tieta, novela que será reprisada no Viva

Por Leina Mara

Inspirada na obra do escritor baiano Jorge Amado, "Tieta" foi exibida em 1989. A novela, escrita por Aguinaldo Silva, Ana Maria Moretzsohn e Ricardo Linhares, conta a história de Tieta, que, após ser expulsa pelo pai por seu comportamento considerado liberal, retorna à sua cidade-natal, Santana do Agreste, decidida a se vingar de quem a maltratou.

Foto: Divulgação

A novela conquistou várias gerações e entrou para a historia da televisão brasileira com um dos maiores sucessos do segmento. "Tieta" tinha no elenco nomes como Claudia Ohana, Betty Faria, Joana Fomm, Ary Fontoura, Cássio Gabus Mendes, Arlete Salles, Marcos Paulo, Lilia Cabral, entre outros.

"Tieta" será reprisada no canal Viva a partir do dia 1º de maio substituindo "A Gata Comeu". Enquanto não estreia, reveja aqui 10 curiosidades sobre "Tieta".

1 - Incialmente a novela seria uma minissérie. A compra dos direitos com o autor Jorge Amado foi negociada pela atriz Betty Faria.

2 - A novela foi gravada às pressas, tendo a fase de produção feita apenas 40 dias antes da estreia. Isso ocorreu porque Boni resolveu transferir a novela "Barriga de Aluguel" para a faixa das 18h e ordenou a produção de "Tieta" para às 20h. 

3 - Para Aguinaldo Silva, o romance escrito por Jorge Amado não renderia mais que 30 capítulos. Por isso, ele e seus colegas criaram histórias paralelas para dar conta de 196 capítulos.

4 - A novela teve uma repercussão tão grande que Betty Faria chegou a lançar a linha de roupas "Tieta by Betty Faria".

Foto: Divulgação

5 - Um dos assuntos mais polêmicos atualmente, a pedofilia, foi abordada na história. Coube ao ator Ary Fontoura a dar viva a Artur da Tapitanga e suas "rolinhas".

6 - Aguinaldo Silva ressaltou que em "Tieta", pretendeu fazer uma metáfora sobre a volta da liberdade de expressão na novela brasileira. No capítulo em que Tieta é expulsa pelo pai, Zé Esteves, ele arranca aquele dia do calendário e diz "Faz de conta que esse dia nunca aconteceu". O dia marcado na folhinha é 13 de dezembro de 1968, data em que foi promulgado o AI - 5.

7 - Ary Fontoura homenageou o ator Rafael de Carvalho com sua interpelação do coronel Artur de Tapitanga. Ele tentou imitar o modo de falar do colega que, entre outros trabalhos, viveu o coronel Coriolano na novela Gabriela (1975).

8 - A cena em que Tieta arranca a peruca de sua irmã Perpétua no último capítulo, revelando que a beata era careca, tornou-se um marco na história da dramaturgia brasileira. 

9 - Tieta foi transmitida no México, Chile, Guatemala, Peru, Portugal, República Dominicana, Uruguai, entre outros países. 

10 - Em 1996, "Tieta" foi lançada no cinema, tendo Sônia Braga como Tieta e Marília Pêra como Perpétua.
Share on Google Plus

0 comentários :

Postar um comentário