News
Loading...

O reggaeton no Brasil

Por colaborador Filipe Pavão

Não há como negar que a música latina é muito rica e plural, mas o estilo que se encontra em grande evidência no momento é o reggaeton. E ele também vem conquistando seu espaço no mercado fonográfico brasileiro devido a seu ritmo contagiante.


Luís Fonsi e Daddy Yankee, os donos do hit “Despacito” / Reprodução da Internet

O reggaeton surgiu por volta de 1970 no Panamá, mas se popularizou na década de 1990 quando passou a ser comercializado e se expandiu para a maioria dos países que falam espanhol. Ele é uma fusão do reggae e do hip hop, mas que recebeu influência de diversos outros gêneros latinos. Atualmente, pode-se dizer que ele está mais pop do que nunca e seu sucesso atinge toda América Latina e Europa. 

Esse ritmo é dançante e sensual. Ele costuma abordar questões urbanas em suas letras, no entanto, o gênero se envolve em questões polêmicas por ter alguns trechos machistas que precisam ser repensados. Os principais nomes desse gênero são J Balvin, Nick Jam, Daddy Yankee, Wisin, Don Omar, Maluma, além de outros. E, recentemente, alguns nomes bem conhecidos do cenário pop ou romântico também estão lançando músicas com essa pegada mais urbana do reggaeton como Luís Fonsi, Thalia, Maite Perroni e Shakira (veja aqui).


Maite Perroni no clipe da música “Adicta” / Reprodução da Internet

O reggaeton ultrapassou a fronteira dos países que falam espanhol e chegou ao mercado da música pop internacional. Diversos cantores usaram e ainda usam “pitadas” do reggaeton para dar um ritmo dançante as suas canções. Justin Bieber em “Sorry”, Rihanna em “Work” são alguns exemplos de artistas. Mais recentemente, o cantor Ed Sheeran lançou “Shape of you” que tem uma pegada latina, além de uma versão remix com uma dupla do reggaeton da Colômbia (veja aqui).

No Brasil, essa tendência chegou em meados de 2016 e está mais forte em 2017. Artistas do cenário pop e sertanejo vêm utilizando o reggaeton para dar uma pegada latina e ganhar ainda mais público. Pode-se dizer que o primeiro grande sucesso do gênero foi a música “Sim ou não” de Anitta com Maluma, lançado em há quase um ano. Claudia Leitte, Simone e Simaria, Nego do Borel, MC Duduzinho, Tati Zaqui e outros já usaram essa influência latina. Wanessa Camargo também já misturou o pop com o reggaeton em 2005 quando lançou “Amor, amor”, bem antes desse “boom” desse estilo no Brasil.

Anitta e Maluma no clipe de “Sim ou não” / Reprodução da Internet

Mesmo que não se fale o mesmo idioma, a batida do reggaeton une o Brasil ao resto da América Latina. Esse estilo musical é o responsável por trazer o cenário latino as rádios e baladas brasileiras atualmente.

Confira abaixo algumas músicas do estilo reggaeton:

Loka – Simone & Simaria feat. Anitta


Claudia Leitte feat Daddy Yankee


Picky – Joey Montana


Despacito – Luis Fonsi feat. Daddy Yankee

Share on Google Plus

0 comentários :

Postar um comentário