News
Loading...

Resenha: SP Arte 2017

Por colaboradora Monise Rigamonti

Destacamos um importante evento na próxima semana: SP ARTE 2017 – Festival Internacional de Arte de São Paulo. Criada em 2005, este ano a feira apresenta sua 13.a edição. A visitação para público geral ocorrerá de quinta a domingo (06-09/04). Será sediado no Pavilhão da Bienal – Parque do Ibirapuera, contando com mais de 150 galerias brasileiras e internacionais. 

Reprodução / Internet

Para fortalecer a programação paralela que ocorre com a SP Arte, uma ação em evidência será o “Gallery Night” no qual o foco é ocupar a cidade com arte e convidar o público (apreciadores e colecionadores) a transitar por bairros paulistanos contemplando diferentes galerias e museus. Participam as galarias dos bairros Vila Madalena, Pinheiros, Jardins e Itaim recebendo aberturas de exposições, visitas guiadas, performances, palestras e confraternizações. Os eventos acontecem especificamente na segunda (03/04) e na terça (05/04), das 17hrs ás 22hrs, com as programações divididas por bairro.   

Yayoi Kusama, "Starry Pumpkin", 2015 - foto: cortesia Ota Fine Arts / divulgação

Uma estreia nesta edição é o programa “Repertório”, um novo setor que integra a SP Arte, e se encontrará no 2.o andar da exposição. Com curadoria do italiano erradicado no Brasil, Jacopo Visconti Crivelli, o intuito do projeto é apresentar obras históricas de um conjunto de artistas nascidos até o final dos anos 1940, com trabalhos feitos até o fim da década 1980, traz criadores considerados fundamentais para a compreensão das práticas artísticas atuais. O recorte foi pensado a partir de uma perspectiva local, buscando incluir, por um lado, artistas brasileiros com trajetórias sólidas, mas ainda relativamente pouco conhecidos pelo grande público, por outro lado, artistas internacionais que, apesar de sua importância, ainda não tiveram visibilidade suficiente no Brasil.

Outra ênfase da SP Arte deste ano é o “Japan House”, onde será apresentado uma prévia do novo espaço de cultura do governo nipônico na Avenida Paulista, reunindo arte, tecnologia e negócios com prévia de inauguração para maio. Com curadoria do brasileiro Marcello Dantas, o espaço contará com sete galerias do país oriental, além de uma de Los Angeles e outra de Londres especializadas em arte japonesa. 

Gallery Night - foto: divulgação / SPArte

Acontecem outros projetos durante a programação como “Talks – Arte e Reflexão” em parceria com a revista ARTE!Brasileiros promovendo sua série de palestras na quinta (06/04) e sexta-feira (07/04), no Lounge do Pavilhão da Bienal, criado para debater alguns dos tópicos mais relevantes do campo das artes visuais na atualidade, junto a especialistas da cultura, colecionadores, historiadores, investidores, galeristas e artistas. Contamos também com as “Performances”, um projeto realizado pelo terceiro ano, em parceria com o Centro Universitário Belas Artes de São Paulo, dedicado exclusivamente a apresentações de performances. Também temos a categoria “Prêmios e Bolsas” que é um incentivo as ações voltadas a artistas, curadores, instituições e galerias, onde alavancam oportunidades de educação continuada por meio de bolsas de residência no exterior, oferecidas a criadores brasileiros, e suporte financeiro para o desenvolvimento de projetos criativos.

Serviço 
SP-ARTE/2017
Preview: 5 de abril 
Datas abertas ao público: 6 a 7 de abril das 13 às 21hrs 
8 e 9 de abril das 11 às 19hrs 
Pavilhão da Bienal – Parque do Ibirapuera (Portão 3) – São Paulo – Brasil 
Entrada: R$45,00[geral]; R$ 20,00 [meia promocional*]
Share on Google Plus

0 comentários :

Postar um comentário