News
Loading...

Retratos & Canções em cartaz no Teatro Augusta

A música popular brasileira é inspiração para a comédia romântica

“Retratos & Canções” é uma divertida história de amor construída somente por diálogos extraídos de canções que dominaram as paradas musicais dos últimos trinta anos. A comédia, baseada numa rigorosa pesquisa musical, já teve duas versões e agora volta repaginada e acrescida de sucessos da atualidade.

Foto: Allan Bravos

Escrita pelo dramaturgo e diretor Renato Andrade, “Retratos & Canções” homenageia os compositores e interpretes populares e mostra a influência que certas melodias exercem no repertório cultural brasileiro. As citações da peça fazem parte do movimento musical que surgiu nos anos 70 e passou a caracterizar o estético nacional. A história é composta por diálogos extraídos de sucessos de cantores como Chitãozinho e Xororó, Legião Urbana e até mesmo do extinto grupo Dominó. A nova versão mescla essas canções do passado com trechos de hits como “Hoje”, “Amei te Ver” e “50 Reais”, respectivos sucessos de Ludmilla, Tiago Iorc e Naiara Azevedo. 

Na peça, a ingênua Carolina (Tuti Müller) reencontra o caminhoneiro Tadeu (Bruno Ospedal) no programa de encontros do apresentador Arlindo Orlando (Márcio Cardoso). O envolvimento dos dois desperta os ciúmes do hipocondríaco Marvin (Félix Graça) e da cabeleireira Diana (Carla Vazquez). A clássica história de amor, os tipos genuinamente nacionais e a memória musical possibilitam que os espectadores se identifiquem e entrem no jogo de reconhecer os diálogos. Sem perceber, o público interage com a história, tornando-se parte dela. 

“Retratos & Canções” estreou em 2005 e foi a maneira que o autor encontrou para transformar sua herança musical em repertório artístico. Em 2014, ganhou outra versão, desta vez protagonizada por Rodrigo Sant’anna e Flávia Garrafa. Agora, o autor rejuvenesce seu texto e pretende que o espetáculo envolva pessoas de todas as idades. O ator Márcio Cardoso, único que já esteve nas outras montagens, diz que o espetáculo se mantém vivo porque comunga passado e presente. “A peça homenageia as músicas da minha infância e dialoga com as novas tendências musicais sem perder charme e delicadeza. ”

Carla Vazquez, que já atuou em musicais como “Mulheres à Beira de Um Ataque de Nervos" e "Alô, Dolly” tem a inusitada missão de se apropriar de um trecho musical sem deixá-lo cantado. “É um desafio, já que as citações são bem conhecidas e sempre saio dos ensaios cantarolando”.  Tuti Müller, que atuou na série “A Menina sem Qualidades” de Felipe Hirsh, interpreta a doce Carolina “Minha personagem, apesar de suas fragilidades, é uma mulher forte. Me identifico com ela e quando passo por alguma situação tensa, consigo me erguer e dar a volta por cima. ” Bruno Ospedal e Félix Graça, que na peça disputam Carolina, defendem seus personagens e garantem que também não medem esforços para conquistar seu amor.

Foto: Allan Bravos

“Retratos & Canções” investiga o que o autor chama de “cultura popular urbana brasileira” e extrai a poesia existente nos sucessos que compõem o repertório da maioria da população. É uma peça que agrada a todas as idades com sessões sábados às 20h e domingos às 18h. A estreia será no dia primeiro de abril na Sala Paulo Goulart do Teatro Augusta. 

SERVIÇO
Gênero: Comédia. Temporada: de 1 de abril a 28 de maio - Sábados às 20h e domingos às 18h. Localização: Teatro Augusta - Sala Paulo Goulart - Rua Augusta, 943 - Cerqueira César Duração: 60min. Classificação Indicativa: 12 anos Ingressos: R$50 ou R$25 (meia entrada). Capacidade: 302 lugares. Telefone: 3151-4141
Share on Google Plus

0 comentários :

Postar um comentário