News
Loading...

Cia Pessoal do Faroeste estreia espetáculo sobre empoderamento feminino

Estreia acontece dia 3 de junho na sede da Cia Pessoal do Faroeste

Por Redação

Uma ficção científica capaz de projetar e dilatar nossos desejos mais afetivos de um Brasil imaginado por muitos. O Pessoal do Faroeste, em seus 19 anos, escolheu a mulher como tema de Curare, peça que estreia em 03 de junho, sábado, às 20h – única apresentação neste dia, na sede da Companhia na Rua do Triunfo, no Centro de São Paulo.

Foto: Paulo Brazyl


A peça é uma ficção científica escrita por Paulo Faria, fundador e diretor da Cia, e se passa em 2084. Na trama, livremente inspirada no conto O Alienista, de Machado de Assis, o médico Simão ganha versão feminina e negra, a Dra. Joana Bacamarte, uma médica que se une a quatro Amazonas do Apocalipse – Peste, Fome, Guerra e Morte, para curar com o óleo da cannabis, todas as mulheres no Brasil das dores de amor causadas pelo patriarcado. Ao fim de 70 anos de tratamento, todas serão libertas da Casa Cannabis de Redução de Danos, em 2084. Neste Brasil ficcional, presidido por mulheres - elas governam há 70 anos - o empoderamento feminino protagoniza um período de ouro na história mundial, com a mulher plena em todos os seus direitos. O Brasil em 2084 é maior exportador de cannabis e petróleo do mundo e a medicina pública no Brasil é fitoterápica.

Inicialmente o trabalho teve como mote a questão do embate na cidade de Verona que fez com que as mãos de duas famílias se enchessem de sangue, uma questão não abordada na tragédia, Romeu e Julieta, uma das mais populares de W. Shakespeare. Ao longo de processo de construção da narrativa que levou em conta a intensa troca com os moradores e habitantes da região da Luz e em meio a questões políticas urgentes do país, Curare abarcou livremente a obra machadiana O Alienista para mais uma vez usar como fonte de pesquisa a vida social e política do povo brasileiro por meio de seu imaginário popular e de sua cultura, e com um olhar especial à cidade de São Paulo, especificamente o centro, onde atualmente tem a sua sede ‘Luz do Faroeste’, na Rua do Triunfo, 301/305. A peça se passa no endereço da Cia e começa no Largo General Osório, onde há um prólogo a partir do coro inicial de Romeu e Julieta. As composições musicais de Curare são inéditas e a cenografia e iluminação contam com efeitos em vídeo mapping.


O Processo de construção de Curare

Em março de 2016, Paulo Faria, diretor da Cia Pessoal do Faroeste ofereceu uma oficina gratuita para interessados em dialogar com a atual crise política brasileira. Isso se deu por meio de uma intervenção urbana, na qual se adaptou o prólogo do Romeu e Julieta, chegando a um primeiro formato. A partir de uma imersão em novembro e dezembro de 2016, para estudos, palestras, filmes, reflexões, seleção dos depoimentos, encontros e discussões sobre o momento político atual do Brasil e de São Paulo foi iniciada a construção da peça teatral.

O projeto “Cartografia Afetiva do Quadrilátero do Pecado” - um momento de escuta para as histórias dos atuais moradores, um inventário contemporâneo, uma acupuntura cultural, usando como recorte a área que foi conhecida como “quadrilátero do pecado”, a “boca do Lixo” entre as avenidas Ipiranga, São João, Duque de Caxias e Mauá - realizado também durante o ano de 2016 e que traçou um panorama sobre a vida dos moradores do entorno por meio de imersões, intervenções e encontros.

Todas as ações colaboraram para redefinir a trajetória da Companhia Pessoal do Faroeste ma busca de novos caminhos e estratégias para continuar ocupando a Boca do Lixo.


Mais informações: www.pesssoaldofaroeste.com.br


Serviço

Espetáculo Teatral “Curare”

Estreia 3/06, sábado às 20h.

Apresentações aos sábados em dois horários, às 20h e 22h30 e aos domingos, às 19h.

Duração: 70 minutos

Lotação: 40 pessoas

Faixa etária: aconselhável para maiores de 16 anos

Gênero: ficção científica

Preço: Sistema pague quanto puder

Local: Sede da Cia Pessoal do Faroeste
Endereço: Rua do Triunfo, 301, Luz, São Paulo (Metrô Luz).

Telefone para informações: (11) 3362 8883
Share on Google Plus

0 comentários :

Postar um comentário