News
Loading...

9 Encontro Paulista de Museus no Theatro São Pedro

Por colaboradora Monise Rigamonti

O Encontro Paulista de Museus, que este ano chega em sua nona edição (9EPM), é considerado como um dos maiores eventos do setor museal paulista, reuniu profissionais de museus, gestores públicos de cultura, estudantes, e interessados. Aconteceu no Theatro São Pedro no Campos Elíseos em São Paulo, durante os dias 19 e 20 (segunda-feira e terça-feira) desta semana. 

Foto: Andréia Naomi e Rodrigo Ono

Realizado desde 2009, pela Secretaria de Estado da Cultura, por meio do Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP) com o apoio da ACAM Portinari. Para esta ocasião fora definida a temática “Infraestrutura e Segurança”, permeando mesas de debates, conferências, workshops que foram realizados em parceria com o Centro de Pesquisa e Formação (CPF) do SESC-SP, e painéis digitais com cases de projetos e soluções encontradas pelas instituições paulistas referente ao assunto principal, foram exibidos. 

Foto: Andréia Naomi e Rodrigo Ono

Durante o encontro, o conteúdo principal foi subdivido em 3 eixos principais: Gestão e Governança, Salvaguarda de Acervos e Comunicação e Serviços ao Público. Outro apontamento de extrema relevância fora com relação a importância do Cadastro Estadual de Museus (CEM-SP), ferramenta do SISEM-SP lançada em fase de testes no Encontro Paulista de Museus de 2016, ressaltaram que a adesão ao cadastro é vital, uma vez que os dados levantados servirão de base para o estabelecimento de políticas públicas, incluindo o repasse de verbas, além de proporcionar ao museu uma visão diagnóstica da instituição que pode ser apropriada para a elaboração do planejamento estratégico institucional.

Para o começo dos debates houve a presença dos gestores do SISEM-SP, autoridades políticas e colaboradores influentes. A primeira mesa do dia, constou com a presença dos alemães Uta Stapf e Kevin Clarke, do Schwules Museum, mediada por Franco Reinaudo (Museu da Diversidade Sexual), abordou a questão do deslocamento e preservação do acervo e a temática do museu. A segunda palestra fora "Medidas preventivas, energias bem investidas", com participação Rosário Ono (FAU/USP), France Desmarais (ICOM e Blue Shield), Renata Motta (Assessoria de Museus da Reitoria da USP) e Roberta Silva (UPPM/SEC-SP). Encerrando o simpósio deste dia, tivemos a discussão "Acessibilidade do patrimônio museológico" com Maria Elisabete Lopes (FAU-USP), Elisa Prado de Assis (Elisa Prado Arquitetura), Amanda Tojal (Arte Inclusão) e Roberta Silva (UPPM/SEC-SP). 

Foto: Andréia Naomi e Rodrigo Ono

No segundo dia das apresentações, teve abertura com a temática "Formas de financiamento para museus", com Ricardo Blay Levisky (Levisky Negócios & Cultura), Mônica Barcelos (Coordenadora da Unidade Técnica do Programa Ibermuseus), Aldo Valentim (coordenador da UFEC/SEC-SP) e Regina Ponte (coordenadora da UPPM/SEC-SP). Prosseguiu com a apresentação dos resultados do CEM-SP, lançamento do novo site SISEM-SP e lançamento do SGBD CEM-SP além das Ações integradas do SISEM-SP/ CEM-SP e UFEC/Editais e ProAC-ICMS. 

Será disponibilizado posteriormente o material das mesas e debates na internet no site do SISEM, ao longo do cerimônia foi exibida a transmissão ao vivo. As edições anteriores já podem ser conferidas no portal, além de outros artigos e matérias pertinentes a museologia. Os vídeos podem ser acessados neste link:  http://sisemsp.org.br/canal-epm/
Share on Google Plus

0 comentários :

Postar um comentário