News
Loading...

O Pássaro de Fogo, exposição multimídia de Thiago Cóstackz, tem lançamento de livro e oficinas

Livro de arte será lançado com distribuição gratuita na terça-feira, 13 de junho, às 19h, na Livraria Cultura do Conjunto Nacional

Por Redação

Um dos artistas plásticos que mais tem trabalhado em sua geração, utilizando-se de múltiplas linguagens e suportes, Thiago Cóstackz realiza a exposição individual “Pássaro de Fogo” na Livraria Cultura do Conjunto Nacional até 19 de junho.

Venus Boy - Foto: Lienio Medeiros / Fujocka Creative Images

A mostra multimídia reúne 40 obras, entre pinturas, esculturas, fotografias de body art, registros de intervenções urbanas de grandes dimensões e música, expandindo variáveis culturais do mito do pássaro de fogo com narrativas psicodélicas, surreais e críticas. 

Além da distribuição gratuita do livro, oficinas abertas ao público acontecem até 19 de junho; ações integram a exposição individual em cartaz no mesmo espaço.

    Cativeiro - Foto: Lienio Medeiros / Fujocka Creative Images

Thiago Cóstackz é artista plástico multimídia, documentarista e ativista ambiental. Nos últimos 10 anos, esteve envolvido em mais de 50 ações pelo Brasil e em países como Rússia, Islândia, Holanda, EUA, Inglaterra, Groenlândia e Itália, além de intervenções em lugares como o Oceano Glacial Ártico, Atlântico Sul, Caatinga e Florestas tropicais. 

Colaborou com astros internacionais, como Roger Waters (ex-Pink Floyd), que o escolheu para realizar uma intervenção invocando questões ambientais e de Direitos Humanos no show The Wall, realizado no Brasil em 2012. Seu engajamento ambiental lhe rendeu uma homenagem do Ranking Benchmarking Sustentável, entregue no MASP, em 2012, onde também fez uma exposição. Foi durante seis anos Embaixador Nacional de Sustentabilidade da marca alemã Puma Sports e realizou, de forma pioneira, em 2014, a 1º expedição artístico-científica já registrada por 10 lugares ameaçados no “Planeta”, que percorreu mais de 62.000 km instalando obras que faziam conexão com problemas ambientais nestes locais. Esta expedição originou o livro e o documentário o Caminhando sobre a Terra, com direção de Cóstackz, neto de uma índia potiguar e um imigrante tcheco fugido da Segunda Guerra Mundial. (Mais em http://www.thiagocostackz.com)

Foto: Divulgação


Lançamento de livro com distribuição gratuita

Na terça-feira, 13 de junho, às 19h, na Livraria Cultura, Cóstackz lança o livro “O Pássaro de Fogo”, que reúne poesias, textos de ficção, pesquisas, fotografias de obras e registros de processos criativos. Com capa dura, formato 30x60 cm e 104 páginas, o livro de arte será distribuído gratuitamente na Livraria Cultura até 19 de junho, ou enquanto durarem os estoques, como parte dos princípios do artista de defender o acesso e a democratização das artes.

Govern - Foto: Lienio Medeiros / Fujocka Creative Images


Oficinas abertas ao público na Livraria Cultura

Ministradas por Thiago Cóstackz, as oficinas gratuitas “A literatura por trás do pássaro de fogo” acontecem nos dias 17 e 18 de junho (sábado e domingo), das 16h às 17h30, e no dia 19 de junho (segunda-feira), das 19h às 20h30. Basta chegar meia hora antes.

Entre os dias 12 e 16 de junho, o artista realiza oficinas exclusivas para alunos da rede pública. Todos os participantes ganharão o livro “O Pássaro de Fogo”.

Black Bird - Foto: Lienio Medeiros / Fujocka Creative Images


Saiba mais sobre a exposição “O Pássaro de Fogo”:

Depois de seu último projeto de grande fôlego e extensão, “S.O.S Terra – Expedição artístico-científica a 10 lugares ameaçados do planeta” (2014), Cóstackz  traz a exposição multimídia “O pássaro de fogo”, reunindo pinturas, esculturas, fotografias de body art, registros de intervenções urbanas de grandes dimensões e música.

“O pássaro de fogo” é uma lenda que, com muitas variações, está presente em diversos povos e culturas, dos gregos, vikings, eslavos até os índios Yanomamis, no Brasil. Cóstackz apropria-se deste universo mitológico para criar as obras que se conectam à relação entre homens e pássaros ao longo do tempo, do ancestral sonho de voar à extinção de inúmeras espécies nos últimos séculos, passando pela relação com as cidades e chegando a paralelos com a colonização espacial.

Foto: Lienio Medeiros / Fujocka Creative Images

No body art, manifestação na qual o corpo do próprio artista é utilizado como matéria prima e suporte para a expressão, Cóstackz surge metamorfoseado para representar não apenas o universo temático da mostra, mas também para dar voz a questões recorrentes em sua obra como o meio ambiente, os direitos humanos e a política.

Questão ambiental está presente em toda a exposição

Das madeiras certificadas usadas nas telas às tintas à base de água, do papel utilizado no livro aos cenários e figurinos no body art, na caracterização dos pássaros mitológicos - onde nenhuma pluma ou pena foi usada, praticamente tudo foi produzido a partir de material descartado.

Nike derrota a serpente do conservadorismo - Lienio Medeiros / Fujocka Creative Images

As fontes são fábricas e lojas do Brás e da região da 25 de Março, onde Cóstackz garimpa muitas de suas matérias-primas, junto a outras que costuma pesquisar com frequência na região central de Londres.


Serviço: “O Pássaro de Fogo” – Exposição de Thiago Cóstackz

Data: até 19 de junho

Local e horário: Livraria Cultura do Conjunto Nacional – Av. Paulista, 2.073, tel. 3170-4033; das 10h às 22h

Lançamento do livro “O pássaro de fogo”: 13 de junho, às 19h

Oficinas “A literatura por trás do pássaro de fogo”: dias 17 e 18 de junho, das 16h às 17h30) e 19 de junho (das 19h às 20h30); grátis. Para escolas da rede pública: de 12 a 16 de junho. Patrocínio: Dudalina, Calvin Klein e Maison Alexandrine


Share on Google Plus

0 comentários :

Postar um comentário