News
Loading...

Caminhada Noturna pelo Centro: um novo olhar sobre São Paulo

Por colaboradora Débora Blair

“Caminhar pelo Centro de São Paulo é como entrar em um túnel do tempo. Se você se desligar por um instante do barulho das buzinas dos carros e dos ônibus, conseguirá imaginar os bondes que antigamente circulavam por ali”. (extraído de revista do SESC).

Foto: Divulgação

O dinamismo, movimento e pluralidade da capital paulistana proporcionam aos moradores e turistas possibilidades infinitas de reinterpretação da cidade. Se você caminhar pelos mesmos locais do centro de São Paulo 7 dias na semana, terá 7 visões e conclusões diferentes. 

Seguindo esse raciocínio, o coletivo Caminhada Noturna surgiu em decorrência dos trabalhos da ONG Associação Viva o Centro, cujo objetivo é a restauração da região central da cidade. Todas as quintas-feiras, às 20h, a Caminhada Noturna reúne entre 50 a 100 pessoas para juntas desbravarem por 2h o Centro, cada noite com uma temática diferente. Durante o percurso, que tem 2h de duração, são abordados fatos históricos sobre a arquitetura, os points gastronômicos, os espaços culturais, o comércio, as ruas e os prédios no geral. Para isso, conta com a participação de especialistas que conduzem o grupo e exploram o tema. 

O evento já ocorreu em mais de 300 edições e não tem custo. O ponto de encontro é sempre o Theatro Municipal, na Praça Ramos de Azevedo, próximo ao metrô Anhangabaú. Se o participante desejar contribuir para os registros das caminhadas, pode compartilhar suas fotografias com os organizadores para que sejam divulgadas no site. 

Programação das próximas quintas-feiras (temas):

17/08/2017: Semana do Patrimônio
Visita aos Arcos da Jandaia, com Mariana Rolim, diretora do DPH-SP.

24/08/2017: 177 anos de Luis Gama
Uma das mais notáveis e queridas figuras paulistanas, com Abílio Ferrerira, escritor e jornalista.

31/08/2017: Rua Santa Ifigênia o maior shopping a Céu aberto da América Latina
Palestra do Sr. Josef Hanna Riachi, libanês, lojista da Santa Ifigênia, presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas da Santa Ifigênia.
Share on Google Plus

0 comentários :

Postar um comentário