News
Loading...

Exposição Juntos Pintando com Youtubers chega ao Metrô

Por colaborador Jurandir Vicari

A partir do dia 10 de agosto podemos ver gratuitamente o novo trabalho do Artista Plástico SÉRGIO ASTRAL, intitulado JUNTOS PINTANDO. Com o objetivo de unir arte/educação e assistência social, o artista mergulha com seus alunos no universo dos famosos Youtubers, projeto que durou três anos para ser concretizado.

Foto: Divulgação

Tudo começou num projeto coletivo no qual Astral passou a atuar voluntariamente na ONG J.U.N.T.O.S (Jardim Unidos Num Trabalho de Obras Sociais), do Parque Savoy City, na Zona Leste de São Paulo. A Organização Não Governamental atende crianças carentes de 6 a 15 anos oferecendo assistência e contando com a colaboração de voluntários em várias áreas. 

Astral passou a ministrar aulas de arte para os pequenos e jovens e com a sugestão delas a série ganhou forma. “Após alguns dias de aula, nas quais eu mostrava técnicas de pinturas e vídeos de arte, grafiteiros, designers, escultures, entre outros, lançaram a ideia de criar uma série de pinturas”, diz. Segundo o artista, ele jogou a bola para os alunos e pediu para que sugerissem o tema a ser explorado. “Pedi que me falassem o que estavam vivenciando e foram unânimes no tocante a pintar os Youtubers”, atesta Sérgio Astral. 

O artista conta que a princípio ficou um pouco desnorteado, pois para ele o universo Youtuber era um terreno praticamente desconhecido. “Mesmo apesar de ser um cara conectado, de estar sempre em redes sociais, não tinha muito conhecimento desses influenciadores digitais, mas topei a parada e fomos em frente”, completa. Aos poucos os nomes foram surgindo e o projeto fluiu. Entre os retratados estão Kéfera Buchmann, Christian Figueiredo, PC Siqueira, entre outros. “Achei interessante a ideia e mergulhei no universo Youtuber para saber o que eles dizem. Uns falam de moda, outros sobre maquiagem, alguns de relacionamento. São vários estilos”, acrescenta Astral.

Foto: Divulgação

Como o projeto é coletivo, cada aluno dava uma contribuição nas obras. “Uns faziam o fundo com técnicas e texturas distintas. Cada um foi colocando um pedacinho. Num dia uma turma fazia um detalhe, no outro dia era feito outra coisa. O acabamento ficava por minha conta, no meu atelier. Tive que mudar um pouco meus traços, mas o resultado final bebe na Pop Art, que é minha principal característica. Importante frisar que os alunos sempre estavam atentos a tudo, acompanharam com fidelidade cada etapa do processo”. 

Depois de concluídas as obras Sérgio Astral decidiu apresentar a ideia da exposição para o metrô, uma vez que o artista já expôs várias de suas séries na companhia estatal.

Foi um processo demorado até a conclusão de “Juntos Pintando”, visto que Astral teve que conciliar com outros projetos ao longo desses três anos. Serão expostos 23 Youtubers que consentiram e liberaram suas imagens para a exposição. “Foi difícil conseguir autorização de todos, uma batalha, mas deu certo. O coletivo de arte merece este espaço e o trabalho da ONG J.U.N.T.O.S tem que ser enaltecido, pois é preciso dar oportunidade a estes jovens e tirá-los deste ambiente que é hostil. Me sinto feliz por ter feito parte deste projeto social e quero levar pra outras organizações”, conclui Sérgio Astral.

Foto: Divulgação

SERVIÇO

Juntos Pintando
A partir de 10 de agosto
Estação Metrô Sé

Horário de visitação: durante o período de operação do metrô
Contatos do artista Sérgio Astral
Fone: 9- 9598-6513
e-mail: sergioastral@hotmail.com
Share on Google Plus

0 comentários :

Postar um comentário