News
Loading...

MADE 2017 apresenta diferentes facetas do design

Por colaboradora Monise Rigamonti

“Pluralidades artísticas que se entrelaçam. Design, artes plásticas, moda, arquitetura, sustentabilidade, criam um diálogo multicultural. Objetos compostos de diversos materiais concebem uma estética única. Essas são as diferentes “TRAMAS” que compõe a MADE deste ano”

Criada em 2013 pelos sócios Elcio Gozzo, Bruno Simões e Waldick Jatobá, a feira MADE - Mercado, Arte, Design, foi inspirada nos moldes de uma feira internacional de design high-end e de coleção. Acontece anualmente na capital paulista, e é realizada durante o Design Weekend (DW!).

Bruno Simões e Osmar Salomo - Foto: Monise Rigamonti

Este ano, o evento será realizado pela primeira vez no prédio da Bienal de São Paulo, e contará com a presença de mais de 100 expositores brasileiros e internacionais, incluindo países como Bélgica, Coréia do Sul, Suíça, Holanda e Portugal. Em sua 5ª edição, prosseguirá em ação nos dias 9 a 13 de agosto.

Com curadoria de Bruno Simões e Waldick Jatobá, a mostra leva o tema “Tramas” pensado em uma conexão entre os materiais, formas e o fazer manual de diferentes peças de design, dialoga com várias vertentes artísticas como artes plásticas, moda, arquitetura, tecnologia, sustentabilidade e outras. 
Foto: Monise Rigamonti

Nesta edição, o projeto foi pensado nos seguintes nichos expositivos: Galerias, Coletivos, Hand Made, Paper Made e Exposições. Na parte Galerias e Coletivos como o próprio nome diz, integram Galerias com enfoque em arte e design e Coletivos que tem uma produção pensada nessa vertente. No Hand Made, a proposta é enaltecer o design e a produção de objetos e acessórios autorais, enquanto que no Paper Made, a ideia é usar do papel como suporte criativo. Em exposições, o grande destaque é a instalação “10 anos de JET”, executada em parceria com o Studio Guilherme Torres, NOS Furniture e a MADE na comemoração dos dez anos da mesa “Jet”, cria um diálogo com a arquitetura do prédio desenvolvida por Oscar Niemeyer.

O artista em destaque neste ano é o artista sul-coreano Kwangho Lee, que foi eleito como melhor designer do ano 2017, o processo de criação de seus móveis trançados com fios plásticos coloridos, é uma técnica que aprendeu com o avô, um fazendeiro que criava objetos de materiais naturais encontrados nas proximidades de onde moravam, uma pequena cidade nos arredores de Seul. Apesar de jovem, Lee tem seu trabalho reconhecido por diversos prêmios e suas obras estão incluídas na coleção permanente de diversos museus no mundo.

Foto: Monise Rigamonti

Outro ponto interessante do MADE é a programação com “Talks” (Conversas) e Sessões de Filmes do segmento. Serão realizados no Espaço Cultural Bradesco Private Bank, a entrada é gratuita. Segue o roteiro:

Dia 10 de agosto - quinta-feira
​15h00: Sessão Filme - Irmãos Campana por Fernando e Humberto, seguido de bate-papo com a diretora do filme, Gabriela Bernd. 
16h30: Design Talks: "Future Textilles", com Vera de Pont - Curadora do Museu Têxtil de Tilburg, Holanda.
​17h30: Design Talks: "Crossing Lines Lecture", com Studio Plott - Holanda.

Dia 11 de agosto - sexta-feira
15h00: Sessão Filme - Pílulas ARTE 1: Ruy Ohtake, Ingo Maurer e Joana Lira
16h30: Design Talks - "Tramas Urbanas: tendências do morar e viver", com Lourenço Gimenez (Arquiteto - FGMF); Carolina Mauro (Arquiteta Suite Arquitetos) e Alexandre Won (Designer - Bespoke Costure) - Brasil.
17h30: Design Talks - "Processo Criativo", por Atelier Oi - Suíça.
12 de agosto - sábado
15h00: Sessão Filme - Pílulas ARTE 1: Ruy Ohtake, Ingo Maurer e Joana Lira
16h30: Design Talks - "Trama Afetiva", com Jackson Araújo curador do projeto para Fundação Hermann Hering - Brasil
17h30: Design Talks - "Joias - Tradição Artesanal + Design Inovador/ ARTESOL, com Curadoria Elien Haentjens e Designers Laura Caroen, Linde Freya e Sep Verboom - Bélgica.
19h00: Design Talks - "Processo Criativo", com Guilherme Torres
20h00: Cerimônia de Entrega do Prêmio Bradesco Private Bank / MADE de Design&Arte.
Dia 13 de agosto - domingo
15h00/ 16h30 / 18h00: Sessão Filme - Irmãos Campana por Fernando e Humberto, seguido de bate-papo com a diretora do filme, Gabriela Bernd.

Foto: Monise Rigamonti

Um dos pontos mais interessantes da feira é observar os diversos processos de criação dos expositores, como um projeto é construído ao longo de vários anos com diferente buscas e motivações. As pessoas se questionam o por que de uma “simples” peça custar tão caro, mas esquecem que por detrás daquela apresentação teve um procedimento conceitual, artístico – o criador tomou notas, desenvolveu desenhos, observou metodologias antes de chegar a concepção final, execução – uma parte importante do trabalho, que partem de experimentações que algumas vezes deram errado antes de dar certo, e o acabamento final daquela peça, só então é que o produto chega a etapa da comercialização, que inclui divulgação e articulação com os clientes.

Foto: Monise Rigamonti

Serviço: MADE (Mercado, Arte, Design)
Acontece: Até 13 de agosto de 2017
Horários: quinta a sexta das 13h às 21h, no sábado das 12h às 21h, e domingo das 12h às 20h
Local: Pavilhão da Bienal - Av. Pedro Álvares Cabral, s/n - Ibirapuera, São Paulo

Ingressos: Quarta a Domingo: R$ 30,00, meia entrada para idosos e estudantes R$ 15,00
Share on Google Plus

0 comentários :

Postar um comentário