News
Loading...

Exposição Ready Made in Brasil traça linha do tempo da influência de Duchamp na arte nacional

A mostra inédita celebra o centenário da obra Fonte, icônico urinol de Duchamp. Com cerca de 150 obras de artistas como Tunga, Lygia Clark, e Hélio Oiticica, a exposição estreia no Centro Cultural Fiesp dia 10 de outubro, com entrada gratuita

Por Redação

Nelson Leirner: Xeque-Mate (Touro Mondrian e Duchamp) | 2012 | Fotografia: Beatriz Cunha

Há exatos cem anos, Marcel Duchamp chocou o mundo da arte, inscrevendo, sob pseudônimo de R. Mutt, um urinol numa exposição no Salão de Artistas Independentes de Nova York. A obra, intitulada Fonte, causou comoção: poderia um objeto do cotidiano ser considerado arte?

Idealizado pela N+1 arte e cultura e com curadoria de Daniel Rangel, a exposição Ready Made in Brasil estreia dia 10 de outubro no Centro Cultural Fiesp, trazendo um panorama da influência do readymade na produção artística brasileira de diferentes gerações, partindo dos anos 1960, até o presente. Os conceitos de apropriação e deslocamento, bases do readymade, são os eixos condutores da exposição, que reúne 50 artistas.

Antonio Dias: Satélites | 2002 | Fotografia: Vicente de Mello

"A mostra Ready Made in Brasil celebra o centenário da obra Fonte de Marcel Duchamp, primeiro de seus readymades apresentado ao público, e sua ressonância na produção artística brasileira. A escolha dos artistas e obras que compõe a mostra se constitui a partir de dois eixos centrais: a proximidade direta com a obra de Duchamp e a conexão com o universo da indústria e da construção civil, ressaltado pelo espaço cultural que abriga a mostra", afirma o curador. Daniel Rangel ainda destaca que o próprio título da mostra é, em si, um readymade, algo que surge da fusão e da apropriação de dois termos populares: readymade e made in Brasil.

Serviço:

Exposição Ready Made in Brasil
Local: Galeria de Arte do Centro Cultural Fiesp (av. Paulista, 1313 – em frente à estação Trianon Masp do Metrô)
Período: 10 de outubro de 2017 a 28 de janeiro de 2018
Horários: diariamente, das 10h às 20h
Classificação indicativa: livre
Agendamentos escolares e de grupos: 3146-7439
Grátis. Mais informações em www.centroculturalfiesp.com.br

Share on Google Plus

0 comentários :

Postar um comentário