News
Loading...

OSC e Edu Krieger apresentam o Concerto da Independência - de Chiquinha a Chico

Por Andréia Bueno

Para celebrar a independência do Brasil, no dia 7 de setembro (5af), a Orquestra Sinfônica Cesgranrio e o instrumentista Edu Krieger, apresentam o “Concerto da Independência - de Chiquinha a Chico, 195 anos de música brasileira”, no Parque das Ruínas, às 16 horas, com entrada franca. Sob a batuta de Eder Paolozzi, regente titular e diretor artístico da OSC e arranjos originais do multi-instrumentista Marcelo Caldi, para canções de grandes nomes da música brasileira, como anuncia o título: de Chiquinha Gonzaga e Chico Buarque de Holanda.

Foto: Bianca Pinnola

Com formação camerística, o “Concerto da Independência - de Chiquinha a Chico, 195 anos de música brasileira” abre com Edu Krieger e sua obra Meu Cancioneiro, que tem arranjo original que fala das suas influências musicais. Na sequência, a importância de Chiquinha Gonzaga no que é considerado o começo da música popular brasileira, com o maxixe Corta-Jaca. Em Novo Amor, Krieger apresenta o choro-canção e, em seguida, Timoneiro, pérola de Paulinho da Viola. Maria do Socorro, canção de Edu, ilustra a influência do samba em forma de crônica, na carreira do cantor.

O compositor Luiz Gonzaga é representado com Vida do Viajante e Alceu Valença com Anunciação. Um passeio pelo Nordeste que desemboca em João e Maria, parceria do paraibano Sivuca com Chico Buarque. Lama sem alma, de autoria de Edu, cuja letra denuncia a tragédia sobre o Rio Doce, encontra na sequência os grandes mestres de reconhecimento popular, como Heitor Villa-Lobos, e sua Bachianas Brasileiras No5, e Tom Jobim, com Chega de Saudade. Caetano Veloso e sua Alegria Alegria não poderia faltar para relembrar os festivais da canção. “Vamos fechar o nosso show após apresentar Caetano, que é tropicalismo, modernidade e fusões, com minha incursão ao universo do funk carioca, com a música Resposta ao Funk Ostentação e Ciranda do Mundo, minha influência do nordeste. Vamos colocar a plateia para dançar”, afirma Edu Krieger.


Serviço

“Concerto da Independência – de Chiquinha a Chico, 195 anos de música brasileira”

Data: 7 de setembro de 2017 (quinta-feira)

Horário: 16 horas

Local: Parque das Ruínas

Endereço: Rua Murtinho Nobre, 169, Santa Teresa, Rio de Janeiro, RJ

Entrada Franca

Classificação livre

Telefone: (21) 2215-0621 / 2224-3922
Share on Google Plus

0 comentários :

Postar um comentário