News
Loading...

Sexta é dia do Rock bebê

Inicia nessa sexta feira um dos maiores festivais da música mundial, e o melhor, aqui em terra Tupiniquim!

Por colaboradora Fernanda Souto

Vamos falar do surgimento desse grande festival, que teve sua primeira edição realizada em 11 de janeiro de 1985.

Foto: Site Oficial

Para o grande idealizador, Roberto Medina, não foi nada fácil tirar essa ideia do papel,inclusive, ele pensou até em desistir do hoje aclamado Rock in Rio, e ainda bem que não desistiu não é mesmo? Esse megaevento que colocou o Brasil na rota das maiores bandas mundiais, nos dando a oportunidade de ouvirmos ao vivo até as bandas mais improváveis de pisar em solo brasileiro, como a banda britânica The Who, surgida em 1964 e que somente esse ano desembarcarão no Brasil.

Embora esse evento leve em seu nome Rio, se referindo a cidade do Rio de Janeiro, já houve edições realizadas pelo mundo afora, em Lisboa-Portugal, Las Vegas-Estados Unidos e Madrid-Espanha.

E quem se deslumbra com a grandiosidade desse evento, mal sabe que esteve prestes a ser esquecido devido a dificuldades encontradas por Roberto Medina, publicitário e empresário brasileiro.

Foto: Site Oficial

Foi quando teve a ideia de pedir ajuda para ao assessor de imprensa de Frank Sinatra, que acreditou nesse evento e marcou uma coletiva de imprensa com os jornalistas mais influentes dos Estados Unidos, para que Roberto Medina apresentasse o projeto do festival.

Ele acreditava tanto em seu projeto, que para contratar os artistas da primeira edição, que é memorável pela apresentação da banda Queen, ele precisou de um empréstimo bancário altíssimo, oferecendo como garantia um prédio de sete andares da Artplan (empresa de publicidade pertencente a sua família).

Ozzy Osbourne foi o primeiro artista a confirmar presença no Rock in Rio, já o primeiro artista a pisar no palco desse megafestival foi Ney Matogrosso que abriu o evento diante de 140 mil pessoas com a canção “Desperta, América do Sul”.

Freddie Mercury que foi o maior destaque da primeira edição, não foi nada simpático nos bastidores, exigindo que quando passasse pelo corredor que dava acesso ao palco, todos entrassem em seus camarins, deixando assim a passagem livre. Tal atitude irritou a todos que gritaram em coro durante a travessia do astro “bicha!”.

A grande rede de fast food Mc Donald’s bateu recorde de vendas que permanece até hoje. Em um único dia foram vendidos 58 mil hambúrgueres, 1,6 milhões de litros de bebidas, 900 mil sanduíches, 7 toneladas de massa e 500 mil fatias de pizza.

A palavra “metaleiro” foi criada durante uma transmissão pela Rede Globo na primeira edição do festival se referindo aos fãs de heavy metal.

Depois dessa grande primeira edição, não teve como não haver outras, e assim vamos caminhando para a 17ª edição, que escala 1.588 artistas dos mais diversos ritmos, 8,5 milhões de pessoas na plateia e gera 182 mil empregos em sua organização, além de ajudar na economia local.

E é por essas e outras que o Rock in Rio é um grande festival, conhecido mundialmente e aclamado pelo público de todas as idades, por atender o grande público independente do estilo musical.

E na próxima sexta inicia a nova edição, com milhares de novas histórias prestes a acontecer, não fique de fora!
Share on Google Plus

0 comentários :

Postar um comentário