News
Loading...

A Magia do Teatro

Por colaborador Cristian César

Atenção você que está lendo este artigo, queremos que use todo o poder de sua imaginação para o melhor aproveitamento da leitura. 

Foto: Divulgação

Imagine-se entrando em uma sala de teatro, ali de imediato seu corpo relaxa ao ver seu ator, atriz, cantor (a) entregue ao palco. Ao sentar, sua imaginação cria asas e conecta a pessoa que você é com a criança que você foi. Seu consciente implora para que aquele momento nunca acabe, pois a emoção é tão grande que, mesmo sem querer, lágrimas descem lentamente do rosto.  

A magia presente no teatro é tão intensa, tudo feito ali é tão lindo, é a busca incansável pela nota perfeita, é a atuação mais marcante da vida de muitos artistas, é a realização de projetos que demoraram meses, e talvez anos a fio para se concretizarem. Infelizmente na sociedade brasileira a procura por esse tesouro está cada vez mais escasso. 

Em pesquisa realizada pelo AC (Acesso Cultural) foram ouvidos diversos tipos de argumentos de pessoas que não vão ao teatro, mas por incrível que pareça uma das respostas foi: "Não vou porque é coisa de rico". Será mesmo que um bem tão grande como esse seria feito para um único público? A resposta é não. Artistas como Denise Fraga, Tuca Andrada, Ary França, Romis Ferreira dentre outros, estão em turnê com peças gratuitas e em locais de fácil acesso, como a peça "A Visita da Velha Senhora" que está em cartaz no teatro SESI-SP, nos faz pensar sobre o que as pessoas são capazes de fazer por dinheiro. Em entrevista, Denise Fraga disse ter preocupação quando o assunto é plateia, pois apesar da divulgação existe um problema de alienação muito grande presente na sociedade. 

O trabalho tem se dificultado tanto que mesmo com a gratuidade dos espetáculos, os ingressos muitas das vezes sobram, e, pasmem, novamente, argumentos ouvidos nessa mesma pesquisa são que "O tema é chato, ninguém curte essas coisas" porém existem peças para todos os fins e públicos. A busca pelo conhecimento está cada vez menos disputada, atualmente é mais fácil buscar informações em redes sociais do que em livros ou portais, isto é, muitas das informações são creditadas e compartilhadas sem a certeza de sua veracidade.  

O teatro não tem como sua única missão fazer rir ou apenas divertir, é algo mais profundo, é fazer pensar sobre muitas dificuldades do cenário atual, fazer pensar sobre nossas ações e principalmente, instigar o desejo do conhecimento, o desejo de buscar coisas novas. O teatro é amor, é carinho, é força de vontade e é também dedicação.  

Contudo quero lhes deixar o seguinte pensamento: Será que a sociedade está formando críticos culturais sem entender o que realmente é cultura?
Share on Google Plus

0 comentários :

Postar um comentário