News
Loading...

Daniel Acosta apresenta instalação inédita na Pinacoteca

Por Monise Rigamonti

O artista Daniel Acosta (Rio Grande, RS, 1965) desenvolveu a instalação ROTORAMA – sistema de giroreciprocidade, com exclusividade para o espaço do Octógono na Pinacoteca de São Paulo que conta com curadoria de Valéria Piccoli, curadora-chefe da instituição. A exposição fica em cartaz até 05 de fevereiro de 2018, aos sábados e a entrada é gratuita.

Foto: Edouard Fraipont (Divulgação Pinacoteca)

Considerado como o espaço central do edifício da Pinacoteca, o Octógono, marcado por uma arquitetura e um desenho do espaço constituído por oito lados iguais, está sinalizado como o ponto de convergência e irradiação de seus eixos principais de circulação. Nesse cruzamento, a construção expande-se numa forma poligonal, quase circular, crescendo também verticalmente, ao atravessar os pavimentos, mantendo aberta à luz exterior. Logo que o visitante entra na instituição, é acolhido por esse ambiente. É um espaço que reúne pessoas, propicia encontros e permite múltiplos pontos de vista do edifício.

O projeto é inédito e foi pensado especificamente para este espaço do museu. A sugestão do trabalho propõe uma operação sutil, que potencializa as características deste local de circulação. O piso do Octógono é elevado a uma plataforma de madeira e, tem o intuito de criar uma espécie de praça, articula ali um local de estar, de contemplação, aonde é permitido ao público sentar ou mesmo deitar.

Foto: Edouard Fraipont (Divulgação Pinacoteca)

No centro desse piso, uma linha-corte define um círculo de nove metros de diâmetro, que gira lentamente ao redor do próprio eixo. Quem está sobre o piso giratório experimenta a arquitetura e a visão das pessoas ao redor, como uma paisagem em movimento; quem está fora dele, observa esse deslocamento em relação aos elementos que compõem o espaço. Nesse mecanismo – há misto de pista de dança e palco de teatro – a presença e a participação do público são condições primordiais para que o trabalho exista. O gesto do artista é criar o dispositivo que propicia a interação e a convivência entre as pessoas, e delas com o espaço a seu redor. 

Quando visto de cima, é possível perceber os signos gráficos no trabalho que, em algum momento do deslocamento da estrutura, se organizam formando o título da obra, numa espécie de poema visual, há um jogo com a expectativa e a surpresa do público, sempre pego pela ambiguidade que as obras sugerem. Na instalação inédita, de Daniel Acosta, as fronteiras entre arte, design e arquitetura são contestadas pelo artista, em favor da intervenção que possa gerar espaços de inclusão e convivência.

Foto: Edouard Fraipont (Divulgação Pinacoteca)

Serviço
ROTORAMA – sistema de giroreciprocidade de Daniel Acosta  
Pinacoteca de São Paulo
Praça da Luz, 2, Luz, São Paulo
Exposição de 16/09/2017 até 05/02/2017
De quarta a segunda-feira, das 10h às 17h30 com permanência até as 18hrs. 
Ingressos: R$ 6 (inteira) R$ 3 (meia), gratuito aos sábados 
Site: pinacoteca.org.br
FanPage: facebook.com/PinacotecaSP/
Share on Google Plus

0 comentários :

Postar um comentário