News
Loading...

Amizade com Jorge Amado vira livro de médico baiano

Crônicas do Coração de Jadelson Andrade traz ilustrações do artista plástico Juarez Paraíso e prefácio de Paloma Amado

Por Rodrigo Bueno

O cardiologista baiano Jadelson Andrade lança em São Paulo, em 21 de novembro, seu primeiro livro de crônicas, onde relata sua amizade com Jorge Amado e Zélia Gattai. Em Crônicas do Coração, o autor traz momentos desconhecidos para o grande público da biografia de Jorge Amado, desde seu infarto aos últimos anos, passando pelas viagens e o convívio na alegria dos amigos.

Foto: Divulgação

Depois de dez anos de convivência, Jadelson possui extenso acervo sobre as histórias vividas com o escritor até então não reveladas publicamente. A obra tem prefácio de Paloma Amado, filha do autor, e orelha de Mãe Stella de Oxóssi, uma das pessoas mais importantes do Candomblé. Ao se referir sobre o nome do livro, cita na "E o que falar do nome? - Crônicas do Coração. Sou Caçador de Alegria. De caçador, virei caça! Os filhos de Oxóssi não resistem a um pedido feito com dengo".

A saudade foi um dos motivos para que Jadelson Andrade fizesse uma pausa em suas publicações científicas para se dedicar ao livro de crônicas, pois todos os companheiros de aventuras, como ele diz, estão partindo. Foi assim também com o artista plástico Carybé e o ilustrador Calasans Neto, que marcaram presença em uma festa de aniversário de Dona Canô, a um passeio em Morro de São Paulo, onde Jorge Amado recebeu uma cantada de uma bela mulata e Zelia Gattai não foi capaz de intervir, mesmo com todo seu ciúme ou ainda quando o escritor recebeu seu título de Doutor Honoris Causa em Sorbonne e, em frente a mais de 800 pessoas decidiu não mais fazer seu discurso em francês, mas falar em português, pois foi com essa língua que os franceses aprenderam a gostar de sua obra e o expulsaram do país, em 1950, com Neruda e outros grandes nomes.

Já a amizade, começou após o infarto do escritor, quando o médico fazia visitas periódicas para ver como estava seu ilustre paciente. Aquele que "tinha pavor de médico, não gostava de ser examinado, recusava até ter sua pressão aferida", comenta Jadelson. Todas essas passagens estão no livro, como também muitos textos de Jorge Amado e diversas cartas enviadas ao clínico. A obra tem ilustrações do artista plástico Juarez Paraíso, escolhido para a tarefa, pois é da mesma geração de Jorge Amado e um dos representantes dessa baianidade que permeia a obra, como diz o autor. Pelo mesmo motivo, escolheu a editora Caramurê.

Crônicas do Coração será lançado no restaurante La Macca, dia 21 de novembro e após esta data estará disponível em toda a rede da Livraria Cultura.

Serviço
Local do evento: Restaurante La Macca
Rua Haddock Lobo, 1589
Tel: 11 3061-9049 ou 11 3061-9068
Data: 21 de novembro
Horário: 19h
Share on Google Plus

0 comentários :

Postar um comentário