News
Loading...

Festival de Curtas de Direitos Humanos comemora sua 10° edição em 2017

Carroça do catador de reciclável Rodrigo Lucena, que tem quatro tvs acopladas, será um ponto de exibição itinerante do Festival

Por Andréia Bueno

O ENTRETODOS - Festival de Curtas-Metragens de Direitos Humanos - comemora sua 10° edição e acontece de 20 a 25 de novembro simultaneamente em diversas regiões da capital paulista, no interior de São Paulo e ainda em Natal-RN e Uberlândia-MG. Serão mais de 80 exibições, todas com entrada gratuita.

El Niño Y La Noche  - Foto: Divulgação

Com o tema “Diferentes, Desiguais” e curadoria de Jorge Grinspum e Antonia Regina Moura, a 10° edição do Festival atingiu número recorde de inscritos - foram 495 curtas-metragens de mais de 36 países. Segundo o curador, as questões de gênero, racismo, crise econômica e cidadania são os temas que mais se destacam na programação deste ano.

Na “Mostra Competitiva” serão exibidos 25 filmes, sendo 18 nacionais e seis estrangeiros de países como França, Espanha, Itália, Bélgica, Reino Unido e Argentina, além de uma produção Brasil/Alemanha. O Festival também inclui na programação a “Mostra Infantil” – não competitiva - e a “Mostra Online”- que poderá ser conferida e votada pelo site do Festival.

No dia 21/11 às 18h30 acontecerá uma mesa de abertura no CCSP (Centro Cultural São Paulo) com a escritora Beatriz Bracher, o jornalista e escritor Ivan Marsiglia, o líder do movimento Palestina para Tod@s e dono do restaurante Al Janiah, Hasan Zarif e a educadora e diretora de escola e primeira trans a ocupar um cargo público no estado de São Paulo, Paula Beatriz. O bate-papo vai abordar a temática dessa edição "Diferentes, Desiguais". 

O Último Índio - Foto: Divulgação

Os filmes da Mostra Competitiva no 10° Entretodos - Festival de Curtas de Direitos Humanos concorrerão a R$ 24 mil reais em prêmios distribuídos entre cinco obras escolhidas pelo júri oficial nas categorias: Prêmio Reduto Entretodos 10, Prêmio Rastro Entretodos 10, Prêmio Fábula Entretodos 10, Prêmio Ruptura Entretodos 10 e Prêmio Olhar Entretodos 10; e uma obra eleita júri popular durante as exibições da Mostra para o melhor curta-metragem. O vencedor de cada modalidade receberá R$4 mil reais, podendo ser premiado por ambos os juris. O Festival também premiará, com troféu e certificado o melhor Curta da Mostra Online, eleito pelo público.

Na capital, entre os pontos de exibição do Entretodos 10 estão: Aldeia Guarani Tenondê Porã, Auditório da Secretaria Municipal de Direitos Humanos, Centro de Acolhida Casa São Lázaro, Centro de Detenção Provisória II – Pinheiros, Emei Gabriel Prestes, Fundação Gol de Letra, Fundação Tide Setubal, além das 18 salas do Circuito Spcine. A novidade deste ano é a Mostra Itinerante acontecer numa carroça do Rodrigo Lucena, catador de reciclável que possui quatro TVs acopladas.

Era Uma Vez Agora - Foto: Divulgação

Já no interior de São Paulo, os campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFSP) das cidades de Araraquara, Barretos, Boituva, Bragança Paulista, Catanduva, Jacareí, Guarulhos, Jundiaí, Matão, São João da Boa Vista e Votuporanga e a Universidade Federal do ABC irão receber o Festival. Enquanto a Secretaria Municipal de Cultura de Uberlândia, em Minas Gerais, e a Universidade Federal do Rio Grande do Norte, em Natal, serão os pontos de exibição fora do Estado.

Premiação

A cerimônia de Premiação do 10º ENTRETODOS, marcada para o dia 25 de novembro a partir das 19h, no Cine Olido, anunciará os vencedores de todas as categorias.  Após a premiação haverá uma sessão especial com os curtas premiados.

Curta e acompanhe todas as novidades sobre o festival nas redes sociais: www.facebook.com/entretodos | twitter.com/entretodos |   e  instagram.com/entretodoscurtas

Serviço

ENTRETODOS 10 - Festival de curtas de Direitos Humanos
Quando: 20 a 25 de novembro
Onde: pontos de exibição nas 5 regiões da cidade de São Paulo, interior de São Paulo e outros dois estados.
Entrada Gratuita
Mais informações sobre locais , horários e curtas: www.entretodos.com.br
Share on Google Plus

0 comentários :

Postar um comentário