News
Loading...

Manual de sobrevivência para vítimas de psicopatas é lançado pela Barany Editora

Psicanalista Júlia Bárány descreve como reconhecer um psicopata em sociedade e como superar os abusos de relações tóxicas e destrutivas

Por Andréia Bueno

Psicopatia é um transtorno de personalidade e não uma doença mental como muitos pensam. Há muitos artigos, entrevistas e livros que dão enfoque às características de psicopatas, contudo, quase ninguém aborda o assunto do que acontece com a vítima e como se cai nessa armadilha. Pensando nisso, a psicanalista Júlia Bárány escreveu o livro “O Mal disfarçado de Bem” (Barany Editora), com 224 páginas, como um manual de sobrevivência para àqueles que chegaram ao fundo do poço e se encontram perdidos para recomeçar a vida longe dos abusos. 

Foto: Divulgação

O sumário foi pensado como um guia passo a passo do que a vítima deve saber e fazer para o processo de cura. Nisso, é importante saber reconhecer um psicopata, para não generalizar que todo abuso vem de um indivíduo nessas condições. As principais características são: 

- Carisma/sedução/charme superficial (discurso sedutor).
- Loquacidade (só ele fala, pouco importa os outros).
- Bajulação (o seu alvo vira o centro de suas atenções).
- Manipulação (usa informações confidenciais e dados do outro para manipulá-lo).
- Vítima eterna (a culpa jamais é dele, sempre do outro, e ele quer evocar compaixão nos outros para usá-los a seu favor).
- Vários relacionamentos afetivos de curta duração (mesmo que tenha um companheiro estável, este existe para uma aparente respeitabilidade. Jamais se furta de traçar um objeto, diga-se pessoa, de desejo).
- Lágrimas de crocodilo (finge emoções humanas, mas não as tem).
- Desconsideração pelos sentimentos dos outros (falta absoluta de consideração pelos sentimentos de outrem).
- Justificativa de coisas que nem precisam de justificativa (arruma justificativas para as coisas mais injustificáveis).
- Ausência de remorso ou arrependimento.
- Não aprende com o erro.
- Aprende sobre os funcionamentos da alma humana nos mínimos detalhes para usar essas ferramentas na manipulação e na enganação dos outros.
- Impulsivo, estourado, como animal. Sente raiva, frustração, tédio.

O lançamento acontece em São Paulo, no dia 25 de novembro, na Livraria Martins Fontes – Avenida Paulista, 509 – das 15h às 18h. A psicanalista Júlia Bárány propõe um bate papo com os participantes, para tirar dúvidas e orientar àqueles que passam ou passaram por essa situação.  
Share on Google Plus

0 comentários :

Postar um comentário