News
Loading...

No Olhar reúne grandes nomes da fotografia brasileira em sua segunda temporada

No quarto episódio, a fotojornalista Ana Carolina Fernandes fala sobre a arte de fotografar o jornalismo em tempo real

Por Andréia Bueno

No Olhar é uma websérie que vai exibir semanalmente episódios com depoimentos dos principais fotógrafos e fotógrafas do Brasil. O projeto se prepara para lançar mais uma temporada. Nesta nova etapa foram reunidos profissionais das áreas de fotojornalismo, publicidade, editorial, documental e conceitual, como Ana Carolina Fernandes, Flavio Damm, Kazuo Okubo, Nana Moraes, Walter Firmo, entre outros. 

Foto: Ana Carolina Fernandes

As entrevistas têm o desafio de revelar ao expectador conceitos sobre uma leitura mais apurada da fotografia, linguagem, influências e histórias de vida desses profissionais de maneira mais intimista. Os episódios com duração de nove a 12 minutos serão exibidos através do canal no youtube.com/noolhartv e nos perfis das redes sociais do projeto, todas as segundas-feiras.

Depois do fotógrafo e cineasta, Walter Carvalho, da crítica de fotografia Simonetta Persichetti, e do fotógrafo Tiago Santana, que se destaca pelo registro das tradições culturais e festas religiosas do nordeste, a websérie lança essa semana o episódio de Ana Carolina Fernandes para conversar sobre sua carreira e seus projetos. A fotojornalista frequentou desde muito cedo os bastidores do jornal Tribuna da Imprensa que pertencia a seu pai. Ali se apaixonou pelo jornalismo e construiu os pilares do que viria a ser seu trabalho fotográfico atual.

Dentre seus projetos ligados à fotografia documental destaca-se Mem de Sá, 100, desenvolvido com travestis. Ana Carolina tinha fascínio pela ambiguidade do masculino e feminino presente numa mesma pessoa e queria dar um corpo para esta questão. “Um travesti é uma mulher que nasceu homem e que tem uma alma feminina, mas também tem características físicas e psicológicas de homem. Com as minhas fotos eu quis ajudar, mesmo se fosse só um pouquinho para a aceitação e para a tolerância”, completa.

A busca pelo lado humanista dos entrevistados também aparece na contrapartida do projeto. Mais de 100 crianças da rede pública de ensino tiveram a oportunidade de aprender um pouco sobre fotografia, se encantando por esta arte, assim como aconteceu com Walter Carvalho. “Essa iniciativa é muito gratificante, pois promove a descoberta de novos talentos nas áreas menos favorecidas da sociedade”, acrescenta Ferraz.

Serviço
2.ª Temporada da Websérie Projeto No Olhar
1º Episódio – Walter Carvalho 
2º Episódio –  Simonetta Persichetti
3º Episódio –  Tiago Santana
4º Episódio – Ana Carolina Fernandes

Quando: Toda segunda-feira
Share on Google Plus

0 comentários :

Postar um comentário