News
Loading...

SP promove 8ª edição da Virada Inclusiva com atrações acessíveis e gratuitas

Oficina de fotografia para surdos, vivência no esporte paralímpico, show da banda Seguranças do Metrô e concerto são os destaques na cidade 

Por Andréia Bueno

Em homenagem ao Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, 3 de dezembro, a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência promove a 8ª edição da Virada Inclusiva durante os dias 1, 2 e 3 do mês comemorativo com uma programação inclusiva, acessível e gratuita para pessoas com e sem deficiência participarem juntas de atrações culturais, esportivas e de lazer. Organizada por parcerias entre órgãos públicos e instituições da sociedade civil, a iniciativa promoverá em todo o estado atividades em ruas, praças, parques, museus e teatros. A programação completa está no site http://viradainclusiva.sedpcd.sp.gov.br/.

Imagem: Divulgação

No dia 1° de dezembro, às 20h, acontece a abertura da Virada Inclusiva com apresentação da Big Band da Orquestra de Jazz Sinfônica no Sesc 24 de Maio. No mesmo dia, às 13h, o Conjunto Nacional receberá a exposição “Cultura Popular e Diversidade Corporal no Folclore Brasileiro”, que visa celebrar a cultura popular e o direito à diferença corporal e diversidade humana. Às 15h, o Memorial da Inclusão será palco do espetáculo teatral “O resto é Silêncio”, que aborda o panorama do jovem surdo na contemporaneidade brasileira.

Já no segundo dia, das 9h às 12h e das 16h às 18h, o Centro de Treinamento Paraolímpico Brasileiro terá atividades paradesportivas como basquete em cadeira de rodas, atletismo, bocha e tênis de mesa para visitantes de 6 a 18 anos. Entre 9h e 12h, o Parque Villa-Lobos receberá aulas abertas de ginástica funcional com profissionais de condicionamento físico da Rede de Reabilitação Lucy Montoro. No mesmo dia, das 10h às 13h, a Universidade Aberta do Meio Ambiente e Cultura de Paz (UMAPAZ) apresentará a atividade “O jardim sensorial... e seu exuberante universo de texturas, sons, cores, sabores e aromas” que visa instigar os participantes a explorar as sensações que podem ser despertadas através dos sentidos.

Ainda no sábado, das 10h às 17h, a Biblioteca Parque Villa-Lobos sediará a Virada Kids, que terá um circuito de cadeira de rodas, experimentação sensorial dos visitantes com olhos vendados, além de roda de conversa e contação de história com intérprete de libras. No mesmo dia, das 13h às 15h, o Sesc Interlagos promoverá uma oficina de pães para surdocegos. Por fim, às 14h, no Memorial da Inclusão será ministrada a oficina de fotografia para pessoas com deficiência auditiva “Falando através das Imagens”, que busca oportunidade de aprendizagem e inserção no mercado. A atividade tem como foco o uso do celular e dos aplicativos para edição das imagens.

No domingo, a partir das 10h, na praça do Ciclista terá início a bicicletada inclusiva, que seguirá até à Praça Oswaldo Cruz. Das 9h às 12h, haverá aula de samba rock na Avenida Paulista com pacientes e profissionais da Rede Lucy Montoro. No mesmo local, às 13h30, o palco da Paulista (localizado próximo ao prédio da Fiesp) receberá o show da banda Seguranças do Metrô. A partir das 11h, a Sala São Paulo apresentará o Concerto Matinal da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo. Entre 14h e 15h30, o Museu do Futebol terá vivência do goalball, modalidade paralímpica em que o objetivo é arremessar a bola com guizo para o gol do adversário. 

Campanha Sonhar o Mundo

O Memorial da Inclusão participa entre os dias 4 e 10 de dezembro da campanha Sonhar o Mundo como Museu Articulador ao lado do Memorial da Resistência, Museu da Diversidade Sexual, Museu Índia Vanuíre, Museu Afro Brasil e Museu da Imigração. A campanha, que acontece em comemoração ao Dia Internacional dos Direitos Humanos,10 de dezembro, terá o tema “Solidariedade derrubando muros”. Confirma a programação completa do Memorial da Inclusão no link: http://www.memorialdainclusao.sp.gov.br/participe-da-programacao-da-sonharomundo/

           

Share on Google Plus

0 comentários :

Postar um comentário