Exposição inédita do fotógrafo Theodor Preising exalta urbanização da cidade de São Paulo - Acesso Cultural - Arte, Cultura Pop e Entretenimento
News
Loading...

Exposição inédita do fotógrafo Theodor Preising exalta urbanização da cidade de São Paulo

Com estreia no dia 25 de janeiro de 2018, mostra homenageia os 464 anos da cidade e marca o aniversário de um ano da Galeria de Fotos do Centro Cultural Fiesp

Por Andréia Bueno

O retrato do projeto magnânimo de uma cidade prestes a se transformar em uma grande metrópole; a construção de um parque industrial e a verticalização de seu centro histórico, acompanhados por um crescimento populacional inédito: esta foi a São Paulo registrada pelas lentes do fotógrafo alemão Theodor Preising (1883-1962). Seu trabalho, ainda pouco reconhecido, mas crucial para a documentação de toda uma época, agora é celebrado pela exposição São Paulo: Sinfonia de uma Metrópole, mostra que a Galeria de Fotos do Centro Cultural Fiesp recebe de 25 de janeiro a 25 de março de 2018, com entrada gratuita.

Theodor Preising: Carnaval na Av. São João (1936)

Com curadoria de Rubens Fernandes Junior e concepção da Brazimage, a exposição reúne 61 imagens em preto e branco, registradas entre 1925 e 1940, além de revistas e cartões postais da época. A mostra traz ainda trechos do filme São Paulo, sinfonia da metrópole (1929), que inspirou o nome da exposição. Exercício de vanguarda cinematográfica brasileira, o documentário cultua a modernidade então recém-chegada à capital paulista.

A exposição apresenta ao público um panorama documental da cidade durante a primeira metade do século XX. A chegada dos imigrantes ao Porto de Santos e às hospedarias paulistanas, o carnaval de rua da década de 1930, o lazer sediado pelo antigo Sport Club Germânia – hoje Clube Pinheiros –, e a passagem do dirigível Zeppelin pela capital são alguns dos ensaios de Preising que poderão ser conferidos de perto.

Serviço
Exposição São Paulo: Sinfonia de uma Metrópole 
Local: Galeria de Fotos do Centro Cultural Fiesp (Av. Paulista, 1313 – em frente à estação Trianon Masp do Metrô)
Período: de 25 de janeiro a 25 de março de 2018
Horários: de terça a sábado, das 10h às 22h; domingos, das 10h às 20h
Classificação indicativa: livre
Agendamentos escolares e de grupos: 3146-7439
Grátis. Mais informações em www.centroculturalfiesp.com.br
Share on Google Plus

0 comentários :

Postar um comentário