Os cinquenta anos do hit italiano Ciao amore ciao - Acesso Cultural - Arte, Cultura Pop e Entretenimento
News
Loading...

Os cinquenta anos do hit italiano Ciao amore ciao

Por colaborador Cristian César

Escrito por Luigi Tenco, o single "Ciao Amore Ciao", completou cinquenta anos em 2017 e decidimos contar algumas curiosidades da história tão vasta e triste que essa música carrega.  


Foto: Divulgação

Ciao amore ciao foi composta em 1966 e a ideia de Luigi Tenco era torna-la um êxito, pois a considerava uma canção poderosa e envolvente. Ainda neste ano, Tenco decidiu convidar a cantora ítalo-francesa Dalida para interpreta-la, mas em versões separadas. Partindo dessa música, se inicia uma relação amorosa entre eles.   

Já em 1967, a canção foi escolhida para ser apresentada no festival de San Remo (Itália), onde a perspectiva do cantor era muito grande e possuía quase que a certeza de que o hit seria bem-sucedido neste concurso. O que o interprete não esperava aconteceu, sua apresentação foi duramente criticada até por sua parceira. Críticos a consideraram como "a música mais feia de Luigi". 

Tais críticas fizeram Tenco se suicidar após o festival. Seu corpo foi encontrado por sua ainda parceira Dalida, onde um mês depois, abalada pela morte de seu par, também tentaria suicídio. Fato curioso, é que após sua morte, o single estourou em vendas e foi considerado um fenômeno. A gravadora havia se preparado para vender em torno de 40 mil álbuns em toda a divulgação, no mesmo dia que seu suicídio fora anunciado, a canção bateu a marca de 80 mil vendas e um mês após sua morte foram 300 mil discos vendidos.  

Dalida continuou cantando o sucesso em suas turnês, o sofrimento impresso em cada interpretação era comovente, mas foi considerado um êxito de vendas também em sua carreira. Após um tempo, a cantora decidiu fazer uma versão francesa da canção, devido a dor que sentia ao interpretar em italiano. 


Giusy Ferreri - Foto: Divulgação

Em 2010 a popstar italiana Giusy Ferreri anuncia Ciao amore ciao como o próximo single de seu álbum de covers "Fotografie". Com arranjos diferentes e misturando o pop com o rock, a cantora atingiu marcas consideráveis com o hit. O clipe também foi gravado em forma de releitura, no vídeo a italiana transformou aquilo que era sofrimento em liberdade.  

Em cinquenta anos de existência "Ciao amore ciao" traz consigo uma história triste e ao mesmo tempo de superação. E se você nunca ouviu aperte o play e conheça cada uma das versões que estão divulgadas nas plataformas digitais.

Luigi Tenco




Dalida em francês


Giusy Ferreri



Share on Google Plus

0 comentários :

Postar um comentário