News
Loading...

Receita: Lasanha de Vegetais

Por Nicole Gomez

A palavra lasanha provém da grega "lasanon" que significa pote de quatro. O termo foi depois emprestado pelos romanos como "lasanum" para significar pote de cozinhar. Os italianos usaram a palavra para definir o prato onde, hoje se sabe, era feita a Lasanha.

Foto: Reprodução / Google

Apesar de tradicionalmente se acreditar que a lasanha é um prato tipicamente originado na Itália, tem-se evidências de que há um prato muito similar conhecido como "loseyns" (lê-se lasan), comido na corte de Rei Ricardo II no século XIV. Esta receita também figurou no primeiro livro de receitas da Inglaterra.

Está à procura de uma versão saudável e deliciosa da clássica lasagna? Aprenda essa receita de Lasanha de Vegetais, que também é muito fácil!

Ingredientes:
400g de ricota
½ maço de folhas de manjericão
2 colheres de sopa de azeite de oliva
Sal a gosto
⅓ xícara de farinha de trigo
50g de manteiga
500ml de leite integral
1 xícara de espinafre cozido e picado
Noz moscada a gosto
Pimenta-do-reino a gosto
2 berinjelas em fatias
2 cenouras em fatias
300g de massa folhada laminada
1 ovo batido
1 xícara de parmesão ralado

Modo de Preparo:
No processador, bata a ricota, o azeite e as folhas de manjericão;
Em uma panela, derreta a manteiga, junte a farinha, sempre mexendo; Acrescente o leite. Quando ficar consistente, junte o espinafre, tempere com sal e noz-moscada;
Junte a mistura de ricota e reserve.Espalhe as berinjelas em uma forma, tempere com sal  e leve ao forno por 20 minutos.
Em uma forma, acrescente uma camada de creme de espinafre, uma camada de cenoura, mais creme, uma camada de berinjela. Repita o processo finalizando com uma camada de creme. Coloque a massa folhada por cima, pincele o ovo batido e coloque o queijo parmesão. Leve ao forno a 180 graus por 40 minutos. Deixe esfriar por 20 minutos para servir.

Bom apetite!
Share on Google Plus

0 comentários :

Postar um comentário