News
Loading...

Rio de Janeiro recebe exposição de fotografias em 3D que possibilita o acesso a deficientes visuais

Fotógrafo brasileiro Gabriel Bonfim desenvolveu técnica que permite visualizar fotografias através do tato

Por Andréia Bueno

A arte ao alcance de todos. Seguindo este conceito, o Centro Cultural dos Correios recebe, a partir de 25 de janeiro, a exposição De Fotografia à Tactography™, do fotógrafo Gabriel Bonfim. Unindo seu olhar único da fotografia à tecnologia de Tactography™, uma espécie de impressão em alto-relevo, o artista brasileiro radicado na Suíça assina essa mostra que pode ser apreciada tanto pelo público em geral como por pessoas com deficiência visual. Tecnologia suíça, a Tactography™ escaneia o objeto fotografado e mapeia as proporções e profundidade para criação de peças em 3D.

Energy back (Amos auxilia seu pai, Andrea Bocelli, no caminho)

As obras desta exposição foram todas produzidas para serem "vistas" através do tato, com o toque das mãos. Para isso, logo na entrada do espaço, o público receberá vendas para cobrir os olhos. Assim, todos poderão ter a mesma experiência de visitação, e compreender também como os deficientes visuais fazem sua leitura do mundo e da arte.

"Meu intuito foi mostrar como uma mesma obra pode ser apreciada de formas diferentes – com a visão e com o tato. E como a acessibilidade, a interação e a leitura desta obra podem fazer com que todos os públicos tenham a oportunidade de interagir e dialogar com a arte", indica Gabriel. "É importante destacar como a tecnologia, sem nenhuma interferência na visão no processo de criação artística, possibilita hoje essa grande transformação e quebra de barreiras".

Para a visitação da mostra, serão possíveis dois movimentos diferentes, não convencionais para uma exposição tradicional de fotografias. Desta vez, os portadores de deficiência visual e os visitantes que optarem por vestir as vendas serão conduzidos por guias no chão para tocar as obras em Tactography™. As pessoas com visão que desejarem fazer a visita sem as vendas irão apreciar as obras um pouco mais de longe, como peças brancas em relevo, explica o artista.

A exposição foi dividida em duas séries. A primeira destaca o tenor italiano Andrea Bocelli, e a segunda sobre o jovem bailarino catarinense Denis Vieira, integrante do Ballet da Ópera de Zurique. Cada série apresenta sete imagens tridimensionais, num total de 14 obras. A exposição, que tem entrada gratuita, acontece de 25 de janeiro a 13 de março no Centro Cultural dos Correios, Centro do Rio de Janeiro.

Serviço

Exposição De Fotografia à Tactography™

Artista: Gabriel Bonfim

Abertura: 24 de janeiro, a partir das 19h

Data: de 25 de janeiro a 12 de março de 2018

Local: Centro Cultural dos Correios – Rua Visconde de Itaboraí, nº20 – Centro. Tel.: 2253-1580

Dias e horários: terça a domingo - das 12h às 19h

Entrada gratuita

Classificação livre

Share on Google Plus

0 comentários :

Postar um comentário