Exposição Passagens estreia no MCB com temática de mobilidade urbana - Acesso Cultural - Arte, Cultura Pop e Entretenimento
News
Loading...

Exposição Passagens estreia no MCB com temática de mobilidade urbana

A mostra, iniciativa do Instituto Cidade em Movimento, desperta o olhar para acessos e barreiras na cidade contemporânea

Por Andréia Bueno

De 17 de fevereiro a 8 de abril, o Museu da Casa Brasileira (MCB), instituição da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo, recebe a exposição ‘Passagens - Espaço de Transição para a Cidade do Século XXI’, mostra internacional do Instituto Cidade em Movimento (IVM), que trata das passagens – pequenos espaços da mobilidade como túneis, escadarias, passarelas e pontes, determinantes na qualidade dos deslocamentos a pé pelas metrópoles. 

Foto: Divulgação

“O Museu da Casa Brasileira incentiva o debate sobre as formas de ocupação e apropriação do espaço urbano; assim sendo, uma exposição que apresenta as barreiras, e também as passagens das cidades, está diretamente ligada à nossa vocação. A iniciativa busca reforçar o debate sobre a mobilidade, que se tornou primordial na reflexão acerca dos centros urbanos”, afirma Miriam Lerner, diretora geral do MCB.

‘Passagens’, que já esteve em Paris, Pequim, Barcelona e Buenos Aires, é apresentada em quatro áreas, cada uma tratando de diferentes aspectos, seu conceito e evolução histórica. São destaques as barreiras de infraestrutura que dificultam ou impedem a locomoção; as características dos locais de passagem como ligação, lugar e transição; e os resultados dos concursos de projetos de arquitetura promovidos pelo IVM ao redor do mundo nos últimos quatro anos.

Por meio de uma instalação na parede, o visitante poderá “experimentar” a mobilidade em vários contextos urbanos. Um mapa pontuará os projetos e ações concretas do IVM em diferentes partes do mundo.

Estão programadas atividades educativas, como debates e apresentações, além da exibição de cinco curta-metragens sobre ‘passagens’ na África dentro da exposição.

Quem publicar uma foto de passagens ou barreiras urbanas que encontram no dia a dia usando a hashtag #mostrapassagens no Facebook, Instagram ou Twitter poderá ter sua imagem selecionada pelo IVM para fazer parte da exposição.

Serviço
De terça a domingo, das 10h às 18h
Ingressos: R$ 10 e R$ 5 (meia-entrada) | Crianças até 10 anos e maiores de 60 anos são isentos | Pessoas com deficiência e seu acompanhante pagam meia-entrada
Gratuito aos finais de semana e feriados
Acessibilidade no local
Bicicletário com 40 vagas | Estacionamento pago no local

Visitas orientadas: (11) 3026.3913 | agendamento@mcb.org.br | www.mcb.org.br  
Share on Google Plus

0 comentários :

Postar um comentário