News
Loading...

Comemore o Dia do Cacau com três receitas fáceis e saborosas

A chegada da Páscoa traz inspiração para se aventurar na cozinha e se deliciar com os variados tipos de chocolates

Por Andréia Bueno

Principal matéria-prima de uma das delícias mais queridinhas dos brasileiros, o chocolate, o Dia do Cacau é comemorado no dia 26 de março. O Cacaueiro, árvore desse fruto, é originária da América do Sul, principalmente do Brasil. Mesmo sendo um fruto amargo, primeiramente, foi utilizado para fazer uma bebida apimentada que, com o tempo, passou-se a ser tomada quente, com leite e açúcar. Assim surgiu o conceito de chocolate, por isso, muitas pessoas também consideram a data como o Dia do Chocolate. De acordo com a Abicab (Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados), o mercado brasileiro ocupa o quinto lugar no ranking global de chocolate com um consumo per capita anual de 2,5 quilos.

Foto: Divulgação

O doce é um ingrediente base de diversas receitas, e para o prazer de muitos chocólatras, existe uma variedade de opções e sabores que dão água na boca de qualquer um. Na Páscoa, por exemplo, ele alegra tanto crianças quanto adultos em diversos tipos e tamanhos de ovos. Já no outono e no inverno, o chocolate aquece e traz um aconchego para quem o desfruta. Pensando em formas de comemorar o Dia do Cacau, apresentamos três receitas práticas e deliciosas para preparar com chocolate em casa ou presentear os amigos e a família.

Ovo de Páscoa para preparar em casa

Foto: Divulgação


Ingredientes

500g de chocolate em barra

Modo de preparo

Cortar o chocolate em pequenos pedaços, para facilitar na hora de derreter. Depois, é necessário separar as lascas em três partes com a mesma quantidade. Utilizando uma  Panela de Pressão Elétrica derreta 2/3 do chocolate. Quando já estiver derretido, deixe esfriar na própria panela até chegar a uma textura mais grossa. Insira o chocolate frio e derretido na forma escolhida para o ovo de páscoa e limpe as bordas. Coloque na geladeira por dois minutos, acrescente mais uma camada do chocolate, e repita o procedimento até o ovo ficar na textura que desejar. Deixe esfriar na geladeira entre 20 e 30 minutos, depois basta desenformar e embrulhar com a embalagem de sua preferência.

Mousse de chocolate

Foto: Divulgação

Ingredientes

170g de chocolate ao leite

170g de chocolate meio amargo

1 lata de creme de leite (sem soro)

4 ovos

Sal

Modo de preparo

Para começar, o chocolate precisa ser derretido. A Panela de Pressão Elétrica da Electrolux é uma ótima opção para facilitar esse processo. Depois disso, misture o chocolate com o creme de leite sem o soro, na mesma panela, até ficar homogêneo. Em outro recipiente, bater quatro claras de ovo até o ponto “neve” e colocar uma pitadinha de sal. Quando a clara em neve estiver no ponto certo, só mexer delicadamente as duas misturas e colocar para gelar.

Dica: o recipiente  também pode ser colocado na geladeira, isso economiza no número de potes e vasilhas na hora de realizar a receita.

Fondue de Chocolate

Foto: Divulgação


Ingredientes

100g de chocolate ao leite

100g de chocolate meio amargo

1 copo de creme de leite

4 colheres de sopa de conhaque ou cachaça

Frutas de sua preferência

Modo de preparo

O fondue é uma ótima opção para reunir os amigos e famílias naqueles dias frios. Para começar, insira o creme de leite e os chocolates em uma panela de pressão elétrica e misture até derreter. Depois, basta colocar o conhaque ou a cachaça, dar mais uma mexida e pronto, já está pronto para ser servido. Para complementar, sirva com frutas de sua preferência.
Share on Google Plus

0 comentários :

Postar um comentário