News
Loading...

Exposição retrata mulheres marginalizadas

Gabriel Bonfim retrata a história de luta de mulheres como Maria da Penha e Juliana Caldas em exposição simultânea em três cidades brasileiras – São Paulo, Rio de Janeiro e Curitiba

Por Andréia Bueno 

A mulher e o seu lugar no mundo são o centro dos registros da nova exposição do fotógrafo brasileiro radicado na Suíça, Gabriel Bonfim, que estreia quarta-feira, dia 7 de março, em Curitiba, quinta-feira (8), dia internacional da mulher, em São Paulo e quarta-feira (14) no Rio de Janeiro. Intitulada “M” – uma referência a MULHER e, também, a MARIA, nome feminino mais popular na América do Sul – a mostra retrata mulheres que foram empurradas para as margens da sociedade, mas que lutaram para reconquistar o seu espaço.

Foto: Gabriel Bonfim

“M” ficará em cartaz, em São Paulo, no Palácio dos Correios até o dia 20 de abril, com visitação gratuita, de segunda a sexta, das 9h às 17h. Na abertura da exposição haverá um debate com Maria da Penha e outras participantes do projeto sobre o tema “M – Meu lugar na sociedade”. No Rio de Janeiro, a exposição acontece no Centro Cultural dos Correios até o dia 22 de abril, de terça-feira a domingo, das 12 às 19h. Já em Curitiba, “M” ocupará o Museu da Fotografia Cidade de Curitiba até o dia 10 de junho, de terça a sexta, das 9h às 12h e 14h às 18h, sábado e domingo, das 12h às 18h.

São fotografias em cores - 9 em São Paulo e 7 no Rio de Janeiro e em Curitiba - além de uma vídeo-instalação artística com 11 telas, na qual Gabriel Bonfim retrata cenas aparentemente comuns na vida de mulheres brasileiras. No registro da transexual na escadaria Selarón, no Rio de Janeiro, ou da Ialorixá na igreja da Ordem Terceira de São Francisco, em Salvador, as imagens descortinam histórias que levam o espectador a perceber algumas das dificuldades enfrentadas por essas mulheres.

As fotografias de “M”, que tem curadoria de Thomas Kurer, guardam ainda uma interação entre si, narrando um enredo bem típico da mulher brasileira. A partir da observação das histórias ambientadas nos mais diversos estados do país, as imagens convidam o visitante a uma reflexão sobre a forma como tratamos as mulheres no geral e, em particular, sobre a luta de cada uma para ocupar o seu lugar na sociedade.

Em São Paulo e Curitiba, as exposições contarão ainda com uma série de 12 imagens da coleção Portraits do acervo de arte de Gabriel Bonfim. São retratos diversos feitos por ele em suas viagens pelo mundo. Fotógrafo que tem atraído cada vez mais a atenção na Europa, Gabriel usa seu talento e seu trabalho de altíssima qualidade para criar atmosferas únicas e incitar contemplações críticas. Fotógrafo com olhar especial para o ser humano e seu ambiente, Gabriel usa esse talento para transmutar-se de fotógrafo de alta performance para artista.


Serviço

CURITIBA 

Museu da Fotografia da Cidade de Curitiba

Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 533, Solar do Barão - Centro
07.03.18 a 10.06.18

de terça a sexta, das 9h às 12h e 14h às 18h, sábado e domingo, das 12h às 18h

SÃO PAULO

Palácio dos Correios de São Paulo
Avenida São João, s/nº, Vale do Anhangabaú

08.03.18 a 20.04.18

segunda a sexta, das 9h às 17h

RIO DE JANEIRO

Centro Cultural dos Correios Rio de Janeiro

Rua Visconde de Itaboraí, 20 - Centro
14.03.18 a 22.04.18

terça-feira a domingo, das 12 às 19h
Share on Google Plus

0 comentários :

Postar um comentário