News
Loading...

Exposição Tensão, de Erwin Olaf no MIS

Por Nicole Gomez

MIS abriu a exposição "Tensão", primeira individual do artista holandês Erwin Olaf no Brasil no último dia 10 de março. A exposição ocupa o primeiro andar do museu e fica em cartaz até o dia 8 de abril. 

Rain The Dancing School - 2004: Foto: Erwin Olaf

Com curadoria de Talita Virgínia e Cristiane de Almeida, da equipe de Programação do Museu, a mostra apresenta 22 fotos e dez videoinstalações produzidas por Erwin Olaf nos últimos quinze anos, entre as obras estão "Rain" (2004), "Hope" (2005), "Le Dernier Cri" (2006), "Grief" (2007), "I Wish/I Am/I Will Be" (2009) e "The Keyhole" (2012), além da inédita "Shangai" (2017), exposta no Espaço Redondo. 

O objetivo da obra do artista é reconhecer traços essenciais da vida contemporânea, como o isolamento e a solidão, as barreiras de comunicação que separam os indivíduos, a busca frustrada por prazer, o embate de desejos, a velocidade da passagem do tempo e os padrões impostos pela publicidade e pela indústria da moda. 

Nascido em Hilversum, na Holanda, Olaf estudou Jornalismo na Utrecht School e surgiu pela primeira vez na cena artística internacional em 1988, quando sua série Chessmen ficou em primeiro lugar na competição Young European Photographer. Desde então, ganhou vários prêmios internacionais de arte e mídia, como Fotógrafo do Ano no International Color Awards (2006), Artista do Ano da Holanda de 2007 (da revista Kunstbeeld), Dutch Johannes Vermeer Prize em 2011 e o Lucie Award (EUA) pelo conjunto de sua obra. Olaf também ganhou diversos Leões de Prata, no Festival Publicitário de Cannes, por sua fotografia comercial.

Foto: Divulgação

O artista participou de diversas exposições individuais e coletivas em renomados institutos culturais, incluindo Centre de Cultura Contemporània de Barcelona (Espanha), Galleria d'Arte Moderna Bologna (Itália), Moscow Museum of Modern Art (Rússia) e Rijksmuseum (Holanda). Olaf também projetou as moedas de Euro holandesas que circularam entre 2014 e 2017 e estampavam um retrato do rei Willem-Alexander da Holanda. Em 1987, o artista começou a trabalhar com cinema e nos últimos anos, seus filmes foram exibidos no Centre Pompidou, em Paris, e no Museum at the Fashion Institute of Technology (FIT) em Nova York. 

Serviço
Em cartaz de 11 de março a 08 de abril
INGRESSOS: R$10 (inteira) e R$5 (meia); Grátis às terças
CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA: 14 anos
LOCAL: MIS – Museu da Imagem e do Som – Av. Europa, 158 - Jardim Europa, São Paulo – SP. Contato: (11) 2117-4777

Share on Google Plus

0 comentários :

Postar um comentário